Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Em 24 horas, Brasília registra chuva seis vezes acima da média

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Em 24 horas, Brasília registra chuva seis vezes acima da média

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Foto: Brasília / Clima ao Vivo

     

    Os temporais em Goiás e Distrito Federal acumularam entre 10 e 46mm de chuva entre a última segunda (14) e esta terça-feira (15). Após 46 dias sem precipitação significativa, em Brasília, foram registrados 29,4mm de chuva pela estação do INMET. Vale lembrar que a média Climatológica de chuva para o mês de junho é de apenas 4,9mm. Com isso, os acumulados registrados foram 6 vezes maior do que a média para todo o mês.

     

    Nesta mesma madrugada em que choveu em Brasília, algumas regiões do estado de Goiás registraram alguns temporais, com rajadas de vento e queda de granizo. Em Goiânia, apesar da ocorrência de granizo, os acumulados de chuva foram muito baixos, e a capital do estado já soma 67 dias seguidos sem chuva significativa.


    Toda essa instabilidade que ocorreu no Centro-Oeste ocorreu por causa dos fortes ventos em altitude, além de área de baixa pressão atmosférica e do calor e da alta umidade do ar.

     

    Você sabe como o granizo se forma?


    As gotas de água que vem da superfície da terra e de rios que se elevam quando o ar está mais quente e se chocam umas com as outras, aumentando seu tamanho e formando as nuvens. Ou seja, essas nuvens se formam em locais com temperaturas elevadas e com alta umidade. Ao chegar aos 5 km de altitude, onde as temperaturas estão abaixo de 0 grau, as gotas viram gelo. Geralmente, as nuvens que provocam queda de granizo são chamadas de Cumulonimbus, que podem chegar a 18km de altitude. No entanto, o granizo só consegue cair se tiver um tamanho grande e for pesado, vencendo a força da corrente de ar quente que mantém o gelo dentro da nuvem.

     

    Leia também: Como o granizo se forma?

     

    Tendência


    A partir desta quarta-feira (16), o tempo seco e quente volta a predominar em grande parte do Centro-Oeste do país, e a tendência é que estas condições permaneçam até o final deste mês. A exceção fica para o estado do Mato Grosso do Sul, onde áreas de instabilidades voltam a deixar o tempo bem fechado no oeste e sul do estado. Aliás, no sul e sudoeste do Mato Grosso do Sul, pode chuviscar a qualquer hora do dia e as temperaturas despencam.

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias