Oferecido por
Neste último final de semana de Outono, a formação de uma área de baixa pressão na costa da Região Sul provoca ventos fortes entre o Rio Grande do sul e o litoral de São Paulo.
A intensificação e o deslocamento desta área de baixa pressão atmosférica dá origem a um ciclone extratropical que provoca vento intenso e deixa o mar agitado.
Neste sábado (19), o sistema ganha força e o alerta é de perigo para temporais acompanhados de chuvas volumosas no litoral norte gaúcho e no leste de Santa Catarina. As rajadas de vento podem alcançar até 70km/h. Nestas áreas, há chance de alagamentos, enxurrada e deslizamentos é alta.
Alerta de chuva volumosa em SC
Nas demais áreas catarinenses, no norte e nordeste do Rio Grande do Sul e no centro-sul do Paraná, o alerta é para temporais. Na Grande Porto Alegre, no norte e noroeste do Paraná e no sul de São Paulo, o tempo fica instável com chuva moderada a forte com raios e ventania. Todas essas áreas podem registrar rajadas de vento entre 40 a 60km/h.
Deslocamento do ciclone
No decorrer do domingo (20), o ciclone extratropical se desloca na direção leste/sudeste. O mapa abaixo indica o posicionamento do centro da área de baixa pressão no domingo à noite, afastado por volta de 700km do litoral. O valor de pressão previsto é de 1021hPa.
Mesmo em deslocamento, no decorrer do domingo (20), o tempo segue instável no litoral gaúcho e catarinense. Entre o litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro, os ventos sopram fortes e há possibilidade de chuva entre a região de Paraty e a capital fluminense.
Fim de semana de alerta para muita chuva no Sul do Brasil
Mar agitado
A formação do ciclone e a a ocorrência de vento forte sobre o oceano provoca agitação marítima. No fim de semana, as ondas podem chegar aos 2 metros e meio de altura entre Laguna (SC), até a região de Cabo Frio (RJ).
Saiba o que é um ciclone tropical, subtropical e extratropical
Outono termina com frio e pouca chuva em SP