1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Semana começa seca na maior parte do Brasil
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana começa seca na maior parte do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: São Paulo (SP), por André C.

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: São Paulo (SP), por André C.

 

O bloqueio atmosférico que se estabeleceu sobre o Brasil ainda impede o avanço de frentes frias sobre o país. A semana começa com predomínio de tempo firme na maior parte do Brasil e com baixos índices de umidade relativa do ar.

 

Entre segunda(12) e terça-feira(13), a maior parte das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficam com sol e sem chuva. Também não há previsão de chuva para o interior nordestino e para o sul da Amazônia. Nestas regiões a umidade relativa do ar atinge índices críticos no período da tarde. Muitos municípios ficam abaixo dos 30%, assim como nos últimos dias.

 

UR domingo

Mapa de umidade relativa das 14h deste domingo, 11 de julho. Disponível no site da Climatempo.

 

Atenção!

 

O ar seco ajuda a agravar os problemas respiratórios nesta época do ano e, além disso, também aumenta o risco de incêndio nas áreas centrais do país. Confira o mapa interativo da Climatempo, disponível em nosso site:

 

Queimadas DOM

Mapa de risco de incêndio disponível no site da Climatempo.

 

Temperaturas

As noites e madrugadas seguem frias em muitas áreas do centro-sul do país, mas com a presença do sol, esquenta rapidamente e já faz calor à tarde em muitas áreas. Capitais como Porto Alegre, São Paulo e Rio De Janeiro já ficam com temperaturas mais altas em relação aos últimos dias e com sensação de calor. 

 

Mudanças no tempo

A partir de quarta-feira o bloqueio atmosférico será rompido e a chuva já começa a avançar pelo Brasil. Vários sistemas meteorológicos vão contribuir para a formação de nuvens carregadas no fim da semana e uma nova massa de ar polar vai avançar novamente pelo Brasil, derrubando as temperaturas do Sul até a Região Norte, assim como aconteceu no final de junho.

 

Veja mais: Nova onda de frio vai provocar frio intenso e geada no Brasil

 

Fique atento nas atualizações nos próximos dias!

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias