Oferecido por
Foto: São Paulo (SP), por Angela Ruiz
O tempo seco e dominante ganha espaço durante o inverno, céu azul, quase sem nebulosidade e sem chuva. Não chove nem uma gota há 20 dias em São Paulo, já uma chuva significativa (quando passa dos 10 mm em 24 horas), 60 dias.
A grande novidade desta semana é que as temperaturas sobem e as tardes ficam mais agradáveis. Nos primeiros 10 dias de junho, a temperatura mínima média da cidade de São Paulo foi de 11,5°C e máxima de 22,7°C, sendo que a média Climatológica do mês inteiro é de 12,3°C de mínima e 22,4°C de máxima.
Previsão para os próximos dias
Na quarta (14) e na quinta-feira (15), o tempo continua firme e muito seco. A umidade relativa do ar entra em estado de alerta nas horas mais quentes do dia, principalmente em áreas do interior do estado e na região central. A sensação vai ser de bastante calor, pois, além do predomínio do sol, os ventos começam a soprar do quadrante norte, trazendo um ar mais quente da região central do Brasil para o estado de São Paulo. Na quinta-feira a máxima para a capital paulista fica em torno dos 28°C.
O dia mais quente será na quinta, esta é uma situação conhecida como pré-frontal, pois muda o padrão dos ventos na atmosfera quando se aproxima uma frente fria, ou seja, intensificando os ventos do quadrante norte, que aumentam o calor.
Calor com dias contados!
O tempo já muda na sexta-feira (16), quando uma frente fria chega e muda o padrão de ventos, aumentando a nebulosidade, provocando chuva e rajadas de vento pelo estado. Na Baixada Santista, a chuva vem forte com raios e ventania.
Nova massa de ar polar volta a atuar no estado
O final de semana e o começo da próxima semana serão marcados por temperaturas baixas, principalmente pela manhã e a sensação de frio volta predominar.
Leia também: SP e RJ terão frio e chuva no fim da semana