1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Quatro tormentas atuam no Oceano Pacífico
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Quatro tormentas atuam no Oceano Pacífico

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: NASA

 

Quatro tormentas estão atuando no Oceano Pacífico. A primeira está um pouco afastada do oeste do México, e trata-se de um furacão, que recebeu o nome de Felícia. Ela sustenta uma velocidade de 125kt, o equivalente a 230 km/h, e é de categoria 4, da escala Saffir-Simpson (que vai até 5).  Nesta segunda-feira (19), perdeu intensidade e agora está com ventos de 70kts (120km/h) e categoria 1. Até o dia 20 de julho, a previsão é de que ela volta a ser tempestade tropical. O sistema ficará em alto mar, sem causar danos nos países próximos.

 

Mais próximo do sul do México, bem próximo à intensa Felícia, uma Depressão Tropical sustenta ventos de até 65km/h, mas a previsão indica que ela se tornará uma depressão tropical, até o dia 20 de julho. Como o sistema está em alto mar a oeste da costa oeste do México, a atenção maior fica para a ilha do Havaí, mas por enquanto não há previsão de que a tempestade chegue ao estado americano.

 

Ilhas ao sul do Japão podem estar na rota do Tufão IN-FA

 

Já na proximidade das ilhas do sul do Japão, China e Coréia do Sul, uma Depressão Tropical se formou no último sábado (17) e já sustenta ventos de 30kts (55km/h).No momento, ganhou força e atua como Tempestade Tropical com ventos de 55kts (102km/h).

 

O sistema se desloca para oeste e pode atingir ilhas ao sul do Japão, norte de Taiwan e leste da China em forma de Tufão nas próximas 24 horas, provocando ventos de até 75kts (140 km/h), chuvas intensas com acumulados elevados, ventania e ondas do mar de mais de 6 metros de altura. Seu ápice está previsto para 22 de julho, com ventos de 95 kts (176km/h). A previsão é de cerca de 300mm de chuva. Até 24 de julho, perde intensidade.

 

Outra tempestade ameaça o leste asiático, sob o nome de Cempaka. A tempestade tropical se formou nesta segunda (19), com ventos de 55kts (102km/h). A tempestade se encontra a sul de Hong Kong e ganha intensidade nas próximas 12h, podendo atingir Hong Kong e Macau com ventos de 65kts, sendo assim, classificada como tufão. Cempaka volta a perder intensidade e será reclassificada como Tempestade Tropical até as próximas 36 horas.

 

 

As águas no Oceano Pacífico Noroeste estão elevadas, com temperaturas entre 28°C e 29°C, fator essencial para a facilidade novos tufões na área.

 

 

 

Leia também: Excessos do clima na saúde dos atletas

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias