1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Brasil se aproxima da marca dos 50 mil focos de incêndio
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Brasil se aproxima da marca dos 50 mil focos de incêndio

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock


O número de queimadas aumentou nos últimos dias em todo o interior do país. Isso se dá pelo efeito do prolongado período de estiagem que enfrentamos desde o final de março. Com as chuvas irregulares do outono, os índices de água no solo ficaram muito baixos, com várias regiões menores que 20%, especialmente no Centro-Oeste, no Tocantins, em Minas Gerais e no interior do Nordeste, algo que facilita a propagação das queimadas.

 

Já são mais de 150 dias sem chuva significativa no Brasil Central, e o país se aproxima da marca de 50 mil focos de incêndio registrados desde o início de 2021, segundo os dados de monitoramento do INPE.

 

O estado com a maior quantidade de focos é Mato Grosso, com 7840. O Cerrado e a Amazônia são os biomas que foram mais consumidos pelas chamas neste ano, com 39,7% e 36,1% respectivamente. Já o maior aumento, com relação ao ano anterior, está na Caatinga, com 159% a mais que no mesmo período de 2020.

 

E no que depender da previsão do tempo, não há grandes alívios para estas áreas, pelo menos nos próximos 15 dias. As chuvas ainda serão bem escassas e pontuais.


A partir de quarta-feira (11), até há chance para uma diminuição das temperaturas em Mato Grosso do Sul e no oeste de Mato Grosso, mas nada que resfrie suficientemente para que os focos de queimada deixem de existir. A expectativa é de que com a virada do mês de agosto para setembro, a chuva retorne de forma um pouco mais abrangente no interior do país.

 

 

Leia também: Até onde vai esse frio: La Niña, o retorno

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias