Oferecido por
Foto: NOAA
A depressão tropical Grace passou pela República Dominicana e pelo Haiti, apenas dois dias após do terremoto que atingiu o país. Em seguida, o sistema chegou à Jamaica como tempestade tropical e continuou avançando pelo Golfo do México até atingir a Península de Yucatán e o estado de Quintana Roo, ambos no México.
No México, a tempestade tropical Grace provocou com tempestades severas e ventos na ordem de 102km/h em áreas turísticas do Caribe, como Cozumel, Cancún, Playa del Carmen e Tulum. Os acumulados de chuva chegaram a 35 milímetros em cerca três horas.
Entre a noite desta quinta-feira (19) e a sexta-feira (20), Grace deve chegar a seu ápice na região de Quintana Roo, com ventos que podem chegar a 110km/h. O acumulado de chuva nestes dois dias pode se aproximar a 100mm.
Grace avança e ganha força
A tendência é de que a partir de sexta-feira, a tempestade tropical Grace continue avançando pelas áreas mais a sul do Golfo do México e volta a ganhar intensidade, classificando-se como furacão de Categoria 1. O furacão deve atingir a região de Tamaulipas, no leste do México, com ventos entre 120 e 150km/h, com acumulados de chuva de até 200mm. Os efeitos de Grace também poderão ser sentidos na capital do país, onde o sistema chegará como tempestade tropical.
Grace é o segundo furacão da temporada de furacões no Atlântico Norte e surge após menos de uma semana da passagem de Fred, que avançou pela Flórida, Cuba e atingiu a Carolina do Norte.