1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / São Paulo pode bater recorde de calor ainda neste inverno
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

São Paulo pode bater recorde de calor ainda neste inverno

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: São Paulo (SP), por Maria Clara Sassaki

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: São Paulo (SP), por Maria Clara Sassaki

 

Uma massa de ar quente e seco tem predominado no estado de São Paulo desde a última terça-feira (17), mantendo o céu claro, as temperaturas acima da média para a época do ano e o ar extremamente seco em todo o estado. Além disso, um bloqueio atmosférico está impedindo a entrada do ar frio de origem polar sobre o Brasil, e o pouco de frio que chega ao país fica restrito somente ao Rio Grande do Sul. Sem a presença do ar gelado, com o aumento natural das horas de sol que já ocorre nessa época do ano e o predomínio dos ventos quentes sobre São Paulo, a capital paulista vai esquentar ainda mais.

 

 

Dia mais quente de 2021 em pleno inverno

 

A expectativa ao longo da semana é de que as temperaturas subam rapidamente, ultrapassando a marca dos 30°C na Grande São Paulo durante a tarde. As mudanças no Clima não respeitam calendário, e na próxima quarta-feira (25), os modelos meteorológicos indicam temperatura entre 34°C e 35°C para a capital paulista, e esta pode ser a maior temperatura máxima de 2021, ou seja, o dia mais quente do ano em pleno inverno. Lembrando que o recorde anual de temperatura máxima foi em 30/01/2021 (verão), quando fez 34,1°C na estação Mirante de Santana, localizada na Zona Norte da cidade. (Fonte: Inmet)

 

 

Essa condição de um rápido aumento nas temperaturas é justificada tanto pela presença de uma massa de ar quente e seco sobre grande parte do Brasil, quanto por um condição conhecida como "pré-frontal", quando os ventos quentes que sopram do quadrante norte e noroeste ganham força, antecedendo a chegada de uma nova frente fria.

 

Mudanças no tempo

 

O sistema alcança a capital na quinta-feira (26), trazendo ventos moderados a fortes e chuva, que acontece principalmente no período da noite. A sexta-feira (27) será marcada por mudanças bruscas no tempo, com chuva ao longo de todo o dia e sensação de frio ganhando força.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias