Oferecido por
Foto: São Pedro (SP), por Feodor Nenov
Agosto é um mês normalmente muito seco na Região Sudeste. Os eventos de chuva são raros e dificilmente a chuva cai em áreas no interior da Região, mais afastadas do mar. Não chover em agosto é o normal no Sudeste do Brasil. Estranho seria se estivesse chovendo.
A seca de agosto de 2021 vem sendo agravada por uma onda de calor. Quanto mais quente, maior é a evaporação e mais umidade é perdida pelo solo e pelo ar. O risco de incêndio que já é alto nesta época só piora com o aumento do calor.
O bloqueio atmosférico que gerou este período de dias atipicamente quentes na Região Sudeste será quebrado por uma frente fria que tem força para chegar ao Sudeste do Brasil. A chuva é esperada para aliviar o calor, diminuir a secura do ar e o risco de incêndios, mas ainda não será para todos. A chuva de uma única frente fria não acaba com a seca de todo um inverno. A primavera começa oficialmente em às 16h21 de 21 de setembro.
A meteorologista Josélia Pegorim comenta a previsão do tempo para o Sudeste do Brasil para o período de 26 a 29 de agosto de 2021.