Oferecido por
Foto: Rio Claro (SP) - Fonte: iStock
As instabilidades vão perder força sobre os dois estados a partir da segunda-feira (13), com o afastamento da frente fria.
Temperatura sobe em SP e no RJ
A previsão é de elevação nas temperaturas já na segunda-feira (13) nas capitais dos dois estados. O sol aparece por todas as áreas, quase sem nebulosidade e o tempo fica firme. Os termômetros ficam em torno dos 33ºC nas duas capitais.
Possibilidade de recorde
São Paulo poderá bater o recorde de calor na tarde da próxima terça-feira, 14 de setembro de 2021, se for confirmada a previsão de 34°C de temperatura máxima. O recorde atual de calor para o ano de 2021 é de 34,1°C, em 30 de janeiro, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.
Este calor repentino é chamado de pré-frontal, aquele que vem antes da chegada de uma frente fria. Aliás, esta frente fria vai mudar o tempo a partir da quarta-feira (15) em parte do estado de São Paulo.
No Rio De Janeiro, apesar do calor intenso, não há expectativa para novos recordes de temperatura máxima. Na terça-feira (14), o sol brilha forte e a máxima pode chegar aos 37ºC na capital fluminense. Já a maior temperatura registrada na capital fluminense em 2021 é de 40,2°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
Frente fria avança para o Sudeste
Na quarta-feira (15), o sistema avança sobre o Sul do Brasil aumentando a nebulosidade sobre o estado de São Paulo e provocando chuva em várias áreas, incluindo a região da capital. No estado do Rio, as instabilidades avançam a partir da quinta-feira (16).
Veja também: Chuva retorna para o Sul no começo da semana