Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Panorama da seca no Brasil

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Foto: IStock

     

    Toda a vez que a primavera é retratada na cultura popular vemos as flores como seu principal símbolo, mas para a meteorologia, a estação de transição entre o inverno e o verão representa o retorno gradativo da chuva. E ainda mais em um ano como 2021 no qual a estiagem, seca e queimadas foram os destaques, o papel desse regime de águas passa a ter ainda mais importância.


    A seca no Brasil até o momento

    No último dia 21 de setembro, a Agência Nacional de Águas publicou o relatório do Monitor de Secas referente ao mês de agosto de 2021. No mapa da seca pelas regiões monitoradas, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul, todas apresentaram algum grau de seca. 

     

    A situação mais grave é a do noroeste paulista, que desde o mês de março registra áreas com a pior classificação do material, a chamada seca excepcional. Neste patamar a estiagem causa perdas generalizadas de culturas agrícolas, escassez de água em reservatórios, córregos e poços d’água. 

     

    pasted image 0

    Fonte: Monitor de Secas - Agência Nacional de Águas

     

     

    No último relatório ainda há o destaque para o Triângulo Mineiro que também entrou no pior patamar de seca. A falta d’água e o calor deixam a vegetação muito seca o que favorece o surgimento e espalhamento de focos de queimadas e incêndios florestais. Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais juntamente com o Serviço Meteorológico Nacional (Inpe/SNM), o mês de setembro de 2021 já registrou até o dia 22 5.027 focos, isso faz este mês ter mais registros de fogo nos últimos 10 anos.


    O estado de Santa Catarina também se destaca na estatística da seca, a defesa civil estadual informou em seu último boletim hidrológico que dos 295 catarinenses, apenas 3 não apresentam condições de seca ou estiagem.

     

    Além disso, de acordo com a Defesa Civil Mineira, 127 municípios de Minas Gerais se encontram em condição de seca ou estiagem.

     

    Primavera: o retorno da chuva

    Com a chegada da primavera, a tendência é de que a chuva também retorne gradativamente, inclusive para as áreas que sofrem com as secas. A previsão da Climatempo indica volumes abaixo do normal principalmente em novembro. Qualquer chuva já auxilia, considerando o panorama atual, porém ainda não resolvem os problemas, apenas amenizam.

     

    Veja também: Primavera 2021: previsão geral para o Brasil

     

    Confira a tendência climática da Primavera 2021 para todas as Regiões do Brasil clicando aqui.

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias