1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Super célula provoca temporais na Grande BH
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Super célula provoca temporais na Grande BH

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Belo Horizonte (MG), Climaaovivo

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Belo Horizonte (MG), Climaaovivo

 

 

Temporais com muita chuva e ventania ocorreram em vários locais da Grande Belo Horizonte no fim da tarde da segunda-feira, 27 de setembro de 2021. A chuva mais intensa caiu sobre Betim. Na região de Icaivera choveu 63,3 mm em apenas 1 hora, entre 17 horas e 18 horas. A chuva intensa em pouco tempo causou inundação e alagamento. 

 

Em outro local da cidade, em Guanabara, choveu cerca de 40 mm no mesmo período. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais (CEMADEN). Em Belo Horizonte, também choveu com trovoadas, mas com pouco volume. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 7,2 mm em 3 horas, entre 17 horas e 20 horas.

 

Além da chuva forte, com raios e trovoadas, fortes rajadas de vento foram observadas. Dos locais onde há medição regular, a rajada mais intensa foi de 72 km/h na região de Cercadinho, em Belo Horizonte, entre 17 horas e 18 horas, de acordo com o INMET. O aeroporto de Confins registrou uma rajada de 61 km/h, às 18h40 e em Ibirité, a rajada foi de 57 km/h, segundo o INMET.

 

 

Mesociclone

 

A ventania e a chuva forte foram provocadas por nuvens bastante carregadas que se formaram sobre a região da Grande Belo Horizonte. Mas desta vez houve uma formação especial: um mesociclone ou uma super célula. Além do calor, a presença de uma circulação de ventos no sentido horário, em torno de 5 km de altitude, que passava sobre Minas Gerais, Rio De Janeiro e Espírito Santo estimulou a formação desta nuvem especial.


Uma característica específica da nuvem tipo mesociclone é sua rotação. Isto pode ser visto claramente nas fantásticas imagens registradas por uma das câmeras do Climaaovivo. Confira o vídeo!

 

 

 

 

 

Previsão

 

A circulação ciclônica em níveis médios da atmosfera se afasta da região da Grande Belo Horizonte nesta terça-feira e o risco de formação de outra super célula diminui bastante. Pancadas de chuva com raios podem ocorrer a partir da tarde na Grande Belo Horizonte, mas de forma passageira, em pequenas áreas. Faz calor e o sol aparece na maior parte do dia. 


O risco de chuva forte volta a aumentar a partir da tarde da quarta-feira, 29 de setembro, com a aproximação de uma frente fria. As condições para pancadas de chuva à tarde e à noite persistem até pelo menos o sábado.

 

 

Curiosidade

 

Este foi o segundo mesociclone que se formou nesta mesma região da Grande Belo Horizonte este ano. As imagens deste outro vídeo são do dia 5 de janeiro de 2021 e foram feitas pela mesma câmera que filmou o mesociclone da segunda-feira, 27 de setembro.

 

 

 

 

 

Como reconhecer uma nuvem perigosa

 

Aprenda a identificar nuvens especiais, que podem provocar fenômenos meteorológicos extremos e causar situações perigosas e até fatais.


O curso de meteorologia da universidade federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, está lançando em outubro um minicurso de observadores voluntários de tempestades. A primeira turma será no dia 2 de outubro, mas as vagas para este já estão  estão preenchidas. Porém, mais datas, com mais vagas serão anunciadas brevemente. A  inscrição é gratuita

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias