Oferecido por
Foto: iStock
O avanço de uma frente fria e uma mudança na circulação dos ventos, vem provocando a formação de grandes e fortes áreas de instabilidade no Sudeste do Brasil esta semana. A força e a persistência da chuva estão causando transtornos em várias localidades, e ainda vem chuva por ai. Confira!
Entre a madrugada e a manhã desta terça-feira (19), os maiores acumulados do Brasil aconteceram sobre os estados de Minas Gerias e Espírito Santo, o que causou muitos transtornos, inclusive nas capitais Belo Horizonte e Vitória.
Em Belo Horizonte, algumas ruas foram interditadas para evitar áreas mais propícias a alagamentos. Entre ontem, segunda-feira (18) e esta terça, de acordo com os pluviômetros do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - o acumulado foi de 77mm; na estação do INMET (Cercadinho) - Instituto Nacional de Meteorologia - o acumulado registrado foi de 51mm, o que representa praticamente metade de toda a chuva esperada para o mês.
No Espírito Santo choveu de forma intermitente e a capital do estado registrou 63,9mm, ou seja, 52,3% da chuva do mês em 24h. Em 19 dias, Vitória já acumulou quase o dobro da chuva esperada para todo o mês de Outubro, um desvio positivo de 91,6% da média do mês, de acordo com o Cemaden. A cidade já registra diversos pontos de alagamento, complicações no trânsito e há risco para transbordamento de córregos.
O alerta da Climatempo para o risco de alagamentos, transbordamentos, deslizamentos, além de queda de árvores durante a chuva continua!
Nesta quarta-feira (20) a formação de um novo sistema de baixa pressão atmosférica na altura da costa do Espírito Santo irá reforçar as áreas de instabilidade na Região Sudeste. Com isso, a previsão ainda é de temporais generalizados especialmente no estado capixaba e em grande parte de Minas Gerais, onde o risco para transtornos é eminente.
Confira no mapa abaixo a previsão de chuva para quarta-feira (em milímetros).
Acumulado de chuva para 20/10/2021
O tempo chuvoso também persiste no Rio De Janeiro e no leste paulista, inclusive nas capitais. No interior de São Paulo, a tendência volta a ser de sol e pouca chuva.
Atenção: Alto risco de alagamentos e deslizamentos de terra no RJ
Instabilidade começa a perder força na quinta-feira!
Apenas na quinta-feira (21) é que as instabilidades mais pesadas começam a se dissipar no Sudeste. Mesmo assim, ainda há previsão de chuva fraca a moderada no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e na maioria das áreas mineiras.
Na sexta-feira (22), o sol volta a predominar em praticamente toda a Região, e as pancadas serão muito isoladas, apenas no período da tarde.
Fique ligado em nosso site para novas atualizações!