Oferecido por
Foto: Roberto Delamora/ iStock
O feriado nacional que celebra o Dia de Finados, na próxima terça-feira, 02 de Novembro, para muitas pessoas, será prolongado. Além disso, o feriado também será de muita chuva em grande parte do país.
No fim de semana, novas áreas de instabilidade aumentam as condições de chuva no país e há risco de chuva forte no Brasil Central, Norte e Sudeste. No dia da celebração do feriado, terça-feira, as precipitações aumentam também sobre o Nordeste.
As simulações atmosféricas indicam a formação de um corredor de umidade entre a Região Norte e o Sudeste, diversos cavados e a entrada constante de umidade do oceano para a costa.
Região Sul
No sul a condição é para chuva, que ocorre de maneira irregular, entre o Paraná e Santa Catarina. O tempo fica mais aberto no Rio Grande do Sul até a próxima segunda-feira (01), já na terça-feira (02) a chuva se espalha mais pelo estado gaúcho, e o tempo fica firme entre Santa Catarina e o Paraná.
Região Sudeste
No sudeste, tem previsão para altos acumulados em Minas Gerais. As áreas com maior condição de chuva são o centro, leste e norte do estado, o que inclui a capital Belo Horizonte. No Espírito Santo, o tempo vai ficar encoberto e chuvoso, as temperaturas também vão ficar mais baixas em todo o estado, incluindo Guarapari e Vitória. Entre segunda (01), e terça-feira (02) a previsão é de acumulados altíssimos em Vitória, com risco de deslizamentos, alagamentos e enchentes.
Região Centro-Oeste
No centro-oeste condição para chuva forte e volumosa em todas as áreas. No Distrito Federal as precipitações vão ocorrer com menor intensidade neste fim de semana, e vão aumentar à partir de segunda-feira (01). No Mato Grosso do Sul as condições são para fortes temporais, porém, que acontecem de forma isolada ao longo do feriado.
Região Nordeste
No nordeste, a chance é de chuva fraca sobre o estado da Bahia, mas a condição ainda será de céu nublado e queda nas temperaturas. A chuva mais expressiva vai ficar concentrada no litoral sul do estado, região de Porto Seguro. A chuva também aumenta no cinturão conhecido como MATOPIBA, com previsão de acumulados muito elevados na terça-feira (02). Entre o Alagoas e o Ceará predomínio de tempo firme, com chuva muito fraca apenas nas áreas litorâneas.
Região Norte
No Norte, a combinação entre calor e umidade vai manter o tempo instável na região, ao longo de todo o feriado, com condição para pancadas de chuva com trovoadas as áreas. Temporais são esperados entre o Amazonas, Acre, Rondônia e sul do Pará nos próximos dias. A chuva vai se concentrar entre os períodos da tarde e da noite na maioria dos dias, e a sensação será de tempo abafado na região.
Fique de olho nas atualizações da previsão ao longo dos próximos dias!