Oferecido por
Grandes áreas de instabilidade associadas a intensificação de um ciclone no oceano, ao largo da costa da Região Sudeste, à circulação dos ventos em níveis médios e altos da atmosfera e ao ar quente e úmido predominante estão se espalhando sobre áreas do centro-norte do Brasil nesta semana.
Entre a quarta-feira (03) e sexta (05), as condições serão favoráveis à sustentação destas instabilidades sobre muitos estados. A região do Matopiba deve receber os maiores volumes neste período. O risco de temporais se mantém, inclusive sobre a capital Salvador.
ZCAS à vista!
Além das instabilidades já ativas, a previsão indica que um evento de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vá se configurar na próxima sexta-feira, dia 05 de novembro, reforçando as condições para chuva em muitas áreas do centro-norte do Brasil. Este sistema é responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa.
Por isso, além do Maranhão, Piauí e Bahia, muitas áreas do sul da Amazônia, do estado de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e centro-norte de Minas vão receber grandes volumes de chuva até o início da próxima semana. A situação é de alerta.
O que é ZCAS e como este sistema se forma?
Confira o mapa de chuva acumulada entre os dias 3 e 7 de novembro de 2021:
Neste período, a Climatempo alerta para o risco de chuva frequente, forte e volumosa, com potencial para formação de alagamentos pontuais, transbordamento de córregos e rios e deslizamento de terra em áreas de encosta. Fique atento!
Acompanhe as atualizações nos próximos dias aqui no site da Climatempo!
Entenda a diferença entre ZCAS e ZCIT: