Oferecido por
A morte da cantora Marília Mendonça na tarde desta sexta-feira, 5 de novembro de 2021, chocou o Brasil. A cantora e mais quatro pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte nas proximidades de uma cachoeira, na serra de Caratinga, cidade mineira na região do Vale do Rio Doce
Muitas vezes as condições meteorológicas são parte importante de desastres envolvendo aeronaves como aviões, helicópteros, balões de ar quente. Acidentes deste tipo ocorrem em geral por um conjunto de fatores e as condições meteorológicas podem ser um deles.
Algumas horas após a queda do avião, a Companhia Energética de Minas Gerais informou, em nota para a imprensa, que a aeronave atingiu o cabo de uma torre de distribuição de energia. Mas não se pode afirmar que esta foi a causa da queda. As investigações para determinar as causas de acidentes com aeronaves, com ou sem vítimas, são de competência da Aeronáutica.
Como estava o tempo?
O avião da cantora saiu de Goiânia, capital de Goiás, com destino à Caratinga. As imagens de satélite do período entre 14h30 e 15h30, hora aproximada da queda, mostraram que a maior parte do trajeto estava com algumas nuvens, mas que em geral não eram nuvens carregadas, que pudessem provocar raios, chuva ou rajadas de vento fortes.
Aglomerado de nuvens pesadas perto de Caratinga
Caratinga teve sol e calor nesta sexta-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou cerca 31°C de temperatura máxima. Mas nem tudo era tempo firme na região próxima de Caratinga. Um aglomerado de nuvens carregadas se formou a oeste/noroeste da cidade e as imagens captadas pelo satélite GOES 16 mostraram que algumas nuvens se desenvolveram mais neste aglomerado, com potencial para provocar raios e rajadas de vento.
Mas atenção: apenas olhando estas imagens de nuvens, nada se pode concluir sobre o efeito delas no avião. Porém, muitas perguntas podem ser feitas: O avião passou perto deste núcleo de nuvens carregadas? Será que alguma rajada de vento vinda destas nuvens pode ter atingido a aeronave? Será que ocorreram descargas elétricas que causaram algum dano ao pequeno avião? Muitas perguntas, mas só a cuidadosa investigação da Aeronáutica dirá as causas do trágico acidente
A imagem em alta resolução captada pelo satélite GOES 16 mostra a localização de Caratinga e do núcleo de nuvens carregadas próximo da cidade. Esta imagem corresponde ao horário de 17h50 UTC ou 14h50, em Brasília.
Imagem captada pelo satélite GOES 16, às 14h50, em Brasília, de 5/11/2021
Outras imagens, em horários entre 14h30 e 15h30 mostram a presença do núcleo de nuvens carregadas.
Imagem da nebulosidade sobre o Sudeste do Brasil às 15h30 de 5/11/2021 (Brasília)
Imagem da nebulosidade sobre o Sudeste do Brasil às 14h50 de 5/11/2021 (Brasília)
Imagem da nebulosidade sobre o Sudeste do Brasil às 14h30 de 5/11/2021 (Brasília)