Oferecido por
Foto: iStock
Esta quinta-feira (25) será de alerta para muita chuva no Rio Grande do Sul. Com a formação e o deslocamento de um sistema de baixa pressão atmosférica pelo estado, nuvens muito carregadas se espalham e provocam temporais.
A situação mais preocupante com relação à chuva fica para áreas do centro-sul gaúcho e na fronteira oeste, onde tempestades podem ocorrer já durante a madrugada. Nessas localidades, a chuva pode ocorrer em forma de granizo, e as rajadas de vento mais intensas chegam a 80km/h. É alto o risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
Na região da Grande Porto Alegre, a quinta-feira será de tempo muito abafado e com pancadas de chuva a qualquer hora, mas que intercalam períodos de mormaço. No norte gaúcho, chove principalmente à tarde, mas também há risco de temporais.
Além da chuva, o mar também fica bastante agitado na costa do Rio Grande do Sul, com ondas que podem chegar a dois metros de altura.
Quinta-feira com alerta de tempestades no Sul do Brasil
Formação de ciclone
Na sexta-feira (26), o sistema de baixa pressão atmosférica irá se aprofundar e dar origem a um ciclone na altura da costa do Rio Grande do Sul. A chuva ainda continua persistente especialmente no leste do estado, inclusive em Porto Alegre, mas a tendência é de diminuição na instabilidade nas demais áreas gaúchas.
Com a atuação do ciclone, o mar permanece agitado na costa da Região Sul e ainda há risco de fortes rajadas de vento.
Leia também: Ciclone - Tropical, subtropical e extratropical