Oferecido por
Foto: iStock
Será que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vem aí? Atenção para condição de muita chuva nestes primeiros dias de dezembro no centro-norte brasileiro.
Responsável por longos períodos e grandes acumulados de chuva no Norte, Centro-Oeste, Sudeste e algumas áreas do Nordeste brasileiro, essa extensa faixa de nebulosidade com grandes áreas de instabilidade deve se formar logo nesta primeira semana de dezembro.
A combinação da circulação de ventos em altos e médios níveis nas camadas atmosféricas, o calor e umidade da Região Amazônica e uma frente fria no oceano, próxima a costa do Sudeste favorecerá a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, mais conhecida como ZCAS.
A partir deste domingo (28), um cenário muito favorável para a configuração do sistema está se organizando na atmosfera e a previsão é de que na próxima quarta-feira (01) ele se estabeleça. São esperados grandes volumes de chuva, na ordem de 40 a 80 mm na Bahia, no Espírito Santo, norte do Rio De Janeiro, centro-norte de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato-Grosso, sul do Maranhão, Piauí, Tocantins e sul do Amazonas e do Pará.
Atenção para o risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios em vias e cidades. Aos produtores agrícolas, esse período é conhecido como invernada e atrapalha as atividades em campo, além de aumentar a umidade em solo.