Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Dezembro começa frio e com geada na Serra Catarinense

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Dezembro começa frio e com geada na Serra Catarinense

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Foto de Mycchel Legnaghi/Portal São Joaquim Online

     

    O primeiro dia do mês que marca o início do verão começou frio e com geada na região do Vale dos Campos da Neve, na Serra Catarinense, a cerca de 3 km de São Joaquim. As condições de céu limpo ajudaram na perda de calor ao longo da madrugada e fizeram com que algumas regiões de baixada tivessem geada fraca, no entanto, segundo o Portal São Joaquim Online, não foram computadas perdas na agricultura.

     

    Pelas estações do Epagri/Ciram, as menores temperaturas registradas na região foram de 4,9°C em Urupema e 5,9°C na cidade de Urubici. Pela estação oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a mínima registrada foi de apenas 9,1°C.

     

    Confira abaixo as imagens da geada na região de São Joaquim. Os registros foram enviados por Mycchel Legnaghi.

     

    1

     

     

    2

     

    3

     

    4

     

     

    Geada em pleno dezembro? Por que isso acontece?

     

    Segundo a meteorologista da Climatempo Ana Clara Marques, existem dois pontos importantes que precisam ser levados em consideração: o primeiro é que, em anos de La Niña, as geadas tardias são mais frequentes no Sul do país, devido à passagem mais rápida das frentes frias e o tempo mais seco na Região (anomalias negativas de precipitação). "As madrugadas de céu claro favorecem a perda radiativa, o que pode fazer a temperatura cair rapidamente chegando ao limiar para formar geadas. Elas costumam acabar rapidamente, ainda no começo da manhã, devido à insolação", explica.

     

    Outro ponto é a Oscilação Antártica (AAO) positiva, indicando a expansão da atmosfera polar em direção a latitudes mais baixas. "Esse é um ponto que importante, pois favorece a entrada de um ar mais frio até os estado do Sul. A AAO esteve bem positiva a maior parte do ano, o que é comum em um evento de La Niña", finaliza a meteorologista.

     

    Entenda a diferença entre clima e tempo 

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias