Oferecido por
Foto: iStock
Uma mudança no padrão da circulação de ventos ajuda a espalhar nuvens carregadas sobre parte da Região Sul do Brasil a partir deste domingo (12). Apesar da chuva, a sensação ainda será de calor nos três estados da Região.
Neste domingo (12), o sol aparece, as temperaturas sobem e faz calor nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A chuva retorna a partir da tarde no oeste e norte paranaense, com risco de trovoadas. Alerta para o risco de temporais e pancadas de chuva forte, com raios e rajadas de vento no noroeste e oeste do Paraná, no decorrer deste domingo.
Em Florianópolis e nas demais áreas do leste de Santa Catarina, chove de forma fraca e passageira no decorrer do dia. Nas áreas mais ao sul do estado, que fazem divisa com o estado do Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva podem vir com até forte intensidade.
No norte gaúcho, a chuva acontece intercalando períodos de sol e não há condições para volumes expressivos. O tempo ainda segue ensolarado e firme em parte do sul do Paraná, oeste catarinense e centro-leste do Rio Grande do Sul, o que inclui a região do litoral e da capital Porto Alegre.
As temperaturas se elevam e faz calor na capital gaúcha, a máxima prevista para este domingo é de 33ºC.
Semana começa úmida e com risco de temporais no Sul do BR
Uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil a partir da segunda-feira (13), reforçando as áreas de instabilidade. A segunda será marcada por chuva em todas as regiões do Sul do Brasil. A circulação de ventos, nos níveis médios e altos da atmosfera, um corredor de umidade que vem da Amazônia, mais um área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai, o Mato Grosso do Sul e o Paraná seguem deixando o tempo bastante carregado, o céu fica cheio de nuvens e chove em vários momentos no norte do Paraná.
Nas demais regiões do estado, no oeste de Santa Catarina e em Porto Alegre, o sol aparece no decorrer do dia e chove a partir da tarde com risco de trovoadas. No leste catarinense, sol com chuva rápida e passageira.
Na terça-feira (14), o tempo ainda segue bastante carregado nos três estados da Região. A frente fria segue avançando próxima à costa do Rio Grande do Sul, chove em vários momentos, com forte intensidade e volumes significativos na maior parte do estado, incluindo a região da capital Porto Alegre. A chuva também acontece a qualquer hora no oeste de Santa Catarina e no estado do Paraná.
A tendência é que as instabilidades comecem perder força em parte do oeste gaúcho, a partir da quarta-feira (15). As demais áreas da Região seguem com pancadas de chuva, com risco para trovoadas no decorrer do dia.