Oferecido por
Foto: iStock
Uma nova ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul se forma a partir desta quarta-feira, dia 15, e vai intensificar a chuva em todo o Centro-Oeste do país e também sobre o estado de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e sul do Rio De Janeiro até o fim desta semana.
Além da ZCAS, a chuva também terá a influência de uma área de baixa pressão atmosférica em superfície, que está entre o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e o Paraguai.
O que é a ZCAS e como este sistema se forma?
Ao longo dos próximos dias, o predomínio será de tempo fechado com alerta para chuva intensa, temporais e volumes expressivos. A chuva pode ocorrer a qualquer hora do dia e de forma persistente. As precipitações também podem vir acompanhadas por raios, ventos e não se descarta a chance de queda de granizo, principalmente sobre o estado de São Paulo.
Mapa de acumulados de chuva entre 14/12 e 18/12 - modelo meteorológico GFS
Como há previsão para acumulados elevados, ressalta-se a importância de uma atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.
Leia também: ZCAS: heroína ou vilã?