Oferecido por
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou no domingo (12/12) estado de grande catástrofe no Kentucky devido aos tornados que atingiram fortemente esse estado e mataram dezenas de pessoas em ao menos cinco.
Biden havia anteriormente declarado estado de emergência, e a reclassificação, feita a pedido do governo estadual, permite ao governo federal enviar mais ajuda.
Equipes de resgate continuam procurando sobreviventes de cerca de 50 tornados que atingiram oito estados americanos: Arkansas, Illinois, Indiana, Kentucky, Missouri, Mississippi, Ohio e Tennessee.
Mortos em fábrica de velas
Na cidade de Mayfield, no Kentucky, onde inicialmente se temia haver cerca de 70 mortos numa fábrica, o número foi reduzido pela direção da empresa: oito morreram e outros oito estão desaparecidos devido à destruição de uma fábrica de velas. Outras 90 pessoas foram localizadas.
No domingo, o governador Andy Beshear havia confirmado 80 mortes e dissera que o número poderia passar de cem. Ele disse que esse foi o tornado mais mortal que já atingiu o Kentucky.
Há ao menos mais 14 mortos em outros quatro estados: Illinois, Tennessee, Arkansas e Missouri.
Em Illinois, ao menos seis pessoas morreram com o colapso de um centro de distribuição da Amazon na cidade de Edwardsville.
"Há cidades que desapareceram"
Mayfield é uma das cidades do Kentucky mais afetadas pela tempestade, que deixou muitos prédios sem telhado ou praticamente destruídos, assim como carros e outras estruturas.
A prefeita de Mayfield, Kathy Stewart O'Nan, alertou que a preocupação das autoridades são as baixas temperaturas e que não há serviço de água potável.
Beshear declarou que em Dawson Springs, uma cidade com cerca de 2.600 habitantes, a lista de pessoas desaparecidas tem aproximadamente oito páginas. "Há cidades que desapareceram", disse.
Incomum em dezembro
O tornado mais longo já registrado nos Estados Unidos, em março de 1925, atravessou os estados do Missouri, Illinois e Indiana ao longo de 335 quilômetros.
Um cientista disse que um tornado que atingiu o Kentucky pode ter chegado a 400 quilômetros. O número é ainda mais impressionante por se tratar do mês de dezembro, quando baixas temperaturas costumam limitar os tornados. Deutsche Welle