Oferecido por
Foto: Rio De Janeiro (RJ), por Carolina Pinheiro
Uma frente fria que se organizou sobre o mar, na costa paulista, avançou pelo litoral do Rio de Janeiro nesta sexta-feira. No decorrer do dia, esta frente fria vai intensificar as áreas de instabilidade que já estão se espalhando sobre o Sudeste do Brasil.
Chuva volumosa no RJ
A preocupação nesta sexta-feira é com a chuva volumosa sobre diversas áreas do estado do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, que já teve chuva forte ontem, que causou alagamentos na região metropolitana.
Durante esta sexta-feira, 17 de dezembro, as áreas de instabilidade que já estão sobre o estado se intensificam também sobre o Norte/Noroeste Fluminense e tem risco de chuva forte. Pode chover forte hoje também no sul capixaba.
A presença desta frente fria também ajuda a aumentar a chuva sobre o Sul de Minas, na Zona de Mata Mineira, na Serra da Mantiqueira e no norte de São Paulo.
Confira a previsão da Climatempo para o verão 2022 na Região Sudeste
Menos chuva no fim de semana
No fim de semana, que é o último da primavera, o estado do Rio de Janeiro ainda terá a influência de áreas de instabilidade, mas a frente fria avança para a costa do Espírito Santo.
No sábado, 18 de dezembro, a chuva ainda será frequente sobre o estado do Rio de Janeiro. Há risco de chuva forte na região dos Lagos, no Norte/Noroeste Fluminense, no litoral norte e na região Serrana. O Grande Rio e o Sul Fluminense, incluindo a Costa Verde, podem ter chuva fraca a moderada.
No domingo, 19, as áreas de instabilidade enfraquecem sobre o Rio de Janeiro. Apesar da grande quantidade de nuvens, a chuva diminui e cai fraca, de forma geral. Os períodos com sol já serão maiores no decorrer da tarde.