Oferecido por
Você sabe onde fica a Groenlândia? É uma ilha que fica em grande parte acima do círculo polar ártico, que esta a 66º de latitude norte. O país é um território autônomo que faz parte do reino da Dinamarca. Sua capital é Nuuk.
Em inglês, dizemos Greenland, terra (land) verde (green), traduzindo para o português. Aí está a chave para entender o tema deste episódio do podcast O Clima entre Nós: a Groenlândia hoje é uma enorme ilha de gelo e neve, mas que um dia foi uma terra verde, com floresta e chuva.
A Groenlândia é uma enorme ilha de gelo localizada quase toda acima de 66° de latitude norte
A Groenlâdia era a terra dos vikings, mas pesquisas arqueológicas recentes parecem que elucidaram um mistério: porque os vikings sumiram de lá? Uma parte da resposta está no fato de que os invernos começaram a ficar cada vez mais rigorosos entre os anos 1300 e 1500.
Uma preocupação recente é que a Groenlândia, como Ártico, vem experimentando temperaturas muito acima do que seria o normal, o que causa o derretimento do gelo.
Em 14 de agosto de 2021, a temperatura no ponto mais alto da ilha, a pouco mais de 3000 metros de altitude, ficou acima de 0°C e choveu por várias horas consecutivas, de forma inédita. A temperatura chegou a 0,48°C e foi a quarta vez, em 25 anos, que se observou valores acima de 0°C neste local.
No dia 20 de dezembro de 2021, a capital, Nuuk, registrou quase impensáveis 13 ºC, sendo que a temperatura média na região é de -5,3 ºC. Na região de Qaanaaq, o fez 8,3ºC, quando a média é de -20,1ºC nessa época do ano.
Afinal, qual é a história climática da Groenlândia? Como este lugar saiu de terra verde para continente gelado? Como explicamos os longos ciclos de frio e quente da atmosfera terrestre? Para onde estamos indo, em termos de temperatura global?
Neste episódio do podcast O Clima entre Nós, vamos entender o que aconteceu com o clima da Terra através da transformação da Groenlândia. E como a história do clima pode nos ajudar a entender o nosso presente, o aquecimento global e o futuro.
Para falar sobre esse fascinante assunto, o podcast O Clima entre Nós conversou com o professor Pedro Leite da Silva Dias. Ele é matemático de formação, mas seus estudos posteriores de doutoramento e o desenvolvimento de sua longa carreira acadêmica foram na área das ciências atmosféricas. Pedro Dia foi um dos fundadores do curso de meteorologia da Universidade de São Paulo e até recentemente era diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Atualmente seus maiores interesses de estudos são na área de variabilidade climática e paleoclimatologia.
Todos os episódios do podcast O Clima entre Nós podem ser ouvidos no site da Climatempo, no Youtube e nas plataformas de áudio.
Boa escuta!