Oferecido por
Foto: IStock
As áreas mais ao sul do Brasil vão passar a semana sob influência de uma onda de calor. A tendência para os próximos dias é de calor intenso em áreas do Sul e também no estado de Mato Grosso do Sul.
Calor de 40°C
As temperaturas passam dos 30°C por amplas áreas do Sul e do estado de Mato Grosso do Sul nesta última semana do ano. Em algumas áreas, até há expectativa de temperaturas próximas dos 40°C, principalmente em áreas do centro-oeste gaúcho. Cidades como Uruguaiana, São Luiz Gonzaga e Foz do Iguaçu estão entre as regiões que podem alcançar este valor.
Mas também há previsão para temperaturas acima de 35°C em outras cidades do interior da Região Sul, entre o oeste de Santa Catarina e do Paraná e no sul e oeste de Mato Grosso do Sul. Algumas cidades com previsão de máximas acima dos 35°C: Bagé, Santa Maria, Passo Fundo, Porto Alegre, Chapecó, Campo Mourão, Londrina, Ponta Porã, Campo Grande e Corumbá.
Mapa do SMAC da Climatempo - Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo. Conheça!
Ar seco no Rio Grande do Sul
Além do calorão, o Rio Grande do Sul deve se preparar para uma sequência de dias ensolarados e secos. A umidade tende a ficar até abaixo dos 20% em algumas localidades. Os cuidados com a hidratação devem ser redobrados nesta semana.
Em Santa Catarina e no Paraná ocorrem pancadas isoladas de chuva nos próximos dias. Atenção, pois há risco para chuva forte em alguns pontos. Fique de olho na previsão para a sua cidade.
Até quando vai o calor?
A tendência é que só na primeira semana de janeiro as temperaturas voltem a cair, com a passagem de uma nova frente fria. Até perto do dia 1, a expectativa é de temperaturas bastante elevadas no Sul e em Mato Grosso do Sul.
Veja também: Previsão do tempo para o Réveillon 2022 em todo Brasil