Oferecido por
Foto: Niterói (RJ), por Marcos Pristo
A semana começou com calor e temperaturas elevadas sobre o estado do Rio De Janeiro. Novas áreas de instabilidades associadas a passagem de uma frente fria, a circulação de ventos em níveis médios da atmosfera e formação de uma nova ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) ajudaram a reforçar a formação de nuvens carregadas sobre o estado. Os próximos dias serão marcados por chuva frequente e volumosa!
Alerta de temporais
A frente fria ainda segue atuando pelo estado do Rio de Janeiro ao longo desta sexta-feira, 7 de janeiro, e na sua retaguarda, uma massa de ar frio derruba ligeiramente as temperaturas. Na capital, a máxima não passa dos 26 °C, com sensação de ar bastante abafado!
O dia será marcado por bastante nebulosidade e tem condições para chuva a qualquer momento. O ar abafado reforça as condições para temporais, por isto, todas as regiões fluminenses ficam em alerta para chuva forte e volumosa e com alto risco de transtornos, como alagamentos nos grandes centros e transbordamento de córregos e rios.
Atenção! A Climatempo alerta para o risco de enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra. Confira o alerta especial!
As instabilidades persistem no decorrer do fim de semana. O sábado (08) e o domingo (09) serão marcados por tempo encoberto no estado do Rio de Janeiro e com chuva frequente, principalmente sobre a região da Costa Verde, no norte do Rio, Região do Lagos e por toda a faixa litorânea. Nestas áreas o risco para deslizamentos de terra em áreas vulneráveis e com solo acidentado e encharcado vão aumentando no decorrer dos dias.
No Norte Fluminense, o volume de chuva será extremo e pode ultrapassar os 300mm até a próxima segunda-feira (10).
Confira o mapa de chuva acumulada para os próximos dias
Leia também: Primeira semana do ano termina com ZCAS e chuva volumosa no BR