Oferecido por
Foto: iStock
Minas Gerais passou por semanas de tempo muito instável e chuvas volumosas em grande parte do estado. A formação de diversas ZCAS - Zonas de Convergência do Atlântico Sul - próximas ao Sudeste do país, tiveram grande influência nessa condição de tempo.
De acordo com o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia e o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, até está quinta-feira, dia 13 de janeiro, as cidades que registraram os maiores volumes de chuva do país, estão situadas em Minas Gerais. Confira no gráfico quais foram as cidades e quais os volumes de chuva registrados, do início do ano até agora.
Gráfico com os maiores acumulados de chuva (mm) do BR de 01/01/2022 até 13/01/2022
Nos três municípios, Florestal, Brumadinho e Betim, a chuva praticamente triplicou com relação à média Climatológica das cidades. Toda essa chuva ocasionou muitos transtornos no estado mineiro, como alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, deslizamentos de morros e encostas e deixou pessoas desabrigadas em algumas áreas.
Tendência
A tendência é que a chuva perca força ao longo dos próximos dias e o tempo fique firme em grande parte de Minas Gerias até meados da próxima semana.
A chuva só vai persistir nas áreas mais ao sul do estado, Zona da Mata e parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas as pancadas vão ocorrer sem grandes acumulados e de forma mais pontual, intercalando com períodos de melhoria.