Oferecido por
Foto: iStock
Continuamos com a atuação do fenômeno Lã Niña neste mês de fevereiro. O fenômeno tende a diminuir a chuva sobre parte do Centro-Sul do Brasil, e o estado do Rio Grande do Sul é o que mais vai sentir os efeitos dessa redução nas precipitações.
Praticamente todo o estado gaúcho fica com chuva abaixo da média, e os maiores desvios, ou seja, onde a chuva vai ocorrer de maneira ainda mais escassa, serão vistos no sul, extremo sul e campanha gaúcha e na fronteira oeste do estado. Nestas áreas pode chover cerca de 100 a 200mm abaixo do esperado.
Mapa da anomalia de precipitação para o mês de fevereiro/2022
No Norte e parte do Nordeste do Brasil a chuva também tende a ser mais irregular e com valores abaixo da média Climatológica.
Lembrando que na região Norte e faixa norte do Nordeste, chove bastante nesta época do ano.
A chuva será menor do que o esperado no Ceara, Piauí, Maranhão, pontos do sertão nordestino desde o Rio Grande do Norte até o Alagoas e também no Tocantins e boa parte do estado do PA.
Onde deve chover mais
O Paraná e Santa Catarina terão chuva acima da média, mas com desvios baixos. Os acumulados vão ter em torno de 25 e 50mm a mais do que o esperado, nos dois estados. Em São Paulo, as áreas mais ao sul, próximas ao Paraná, terá chuva acima da média, mas, o centro-norte e oeste paulista terá acumulados dentro do esperado.
Em Minas Gerais devemos ter chuva dentro da média em grande parte do estado e levemente acima da média em áreas do nordeste mineiro e região do Vale do Rio Doce e os volumes vão ficar em torno de 50mm acima do normal no Espírito Santo.
Os maiores desvios, ou seja, as áreas onde a chuva pode ser bem maior que o esperado, são o noroeste do Pará, norte do Amapá e norte do Amazonas e também no estado do Acre.
Temperaturas
Como devemos ter um mês com chuva abaixo da média e atuação do fenômeno Lã Niña, as temperaturas tendem a ficar acima da média no Rio Grande do Sul. No centro-oeste e noroeste do estado gaúcho, os desvios podem ser de 2 a 4ºC acima do normal nestas áreas.
Mapa da anomalia de temperatura média para fevereiro/2022
Em Santa Catarina, Paraná e grande parte de São Paulo, os desvios também são positivos, com cerca de 2ºC acima da média nos três estados. Em Minas Gerais as temperaturas vão ficar dentro do esperado em grande parte do estado, mas no leste mineiro são esperados leves desvios negativos.
No Mato Grosso do Sul, grande parte da Bahia e do Nordeste do país, temperatura dentro da média. Por outro lado, no Espírito Santo, norte do Rio De Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e faixa leste do Nordeste com temperatura levemente abaixo da climatologia.
Em grande parte da região Norte, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, a chuva acima da média e os dias consecutivos de tempo mais encoberto e muita nebulosidade, dificultam o aumento das temperaturas, e os desvios ficarão em torno de 1ºC abaixo.