Oferecido por
Foto: Porto Alegre (RS), por Vanessa Gehm
O Rio Grande do Sul voltou a esquentar de forma acentuada nos últimos dias de janeiro e registrou temperaturas acima dos 40°C na quarta-feira, 2 de fevereiro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 41,2°C em Quaraí e 40,9°C em Uruguaiana, as duas cidades na fronteira com o Uruguai.
As 5 maiores temperaturas no Brasil no dia 2 de fevereiro de 2022 foram registradas no Rio Grande do Sul, mas o calor vem aumentando também no oeste de Santa Catarina e do Paraná. O Epagri-Ciram registrou 38,6°C em Itapiranga e o Inmet mediu 34,5°C em Foz do Iguaçu.
5 maiores temperaturas no Brasil em 2/2/2022 (Inmet)
Quaraí (RS): 41,2°C
Uruguaiana (RS): 40,9°C
São Luiz Gonzaga (RS): 39,6°C
Alegrete (RS): 39,6°C
Santiago (RS): 38,7°C
Com o calor intenso, o número de focos de fogo tem aumentado no Sul do Brasil. No período de 1/1/2022 a 2/2/2022, o Rio Grande do Sul 184 focos, contra 55 no mesmo período de 2021. O aumento foi de 234%.
Chuva à vista
O calor deve diminuir nos próximos dias com o aumento da nebulosidade e pancadas de chuva. A chuva virá com a intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai a partir desta quinta-feira, 3 de fevereiro.
Pancadas de chuva se espalham sobre os três estados da Região Sul nesta quinta-feira e há risco de chuva forte no centro, sul e oeste gaúcho, no oeste de Santa Catarina e do Paraná. O oeste paranaense deve acumular mais chuva do que as outras áreas.
Raio mais rápido do mundo ocorreu na Argentina
Maior risco de temporais na sexta
Na sexta-feira, 4, as áreas de instabilidade se intensificam e o risco de temporais é maior em toda a Região Sul.
No próximo fim de semana, uma frente fria se organiza na costa gaúcha e ajuda a provocar mais chuva no sábado, mas no domingo, 6 de fevereiro, o Rio Grande do Sul começa a secar novamente.
Participe da pesquisa sobre conscientização do perigo de raios