Oferecido por
Texto por, Desirée Brandt
A semana começou com mudanças no Sul do país com a passagem de uma nova frente fria que avançou pela costa da Região, causando pouca chuva, mas diminuindo a temperatura devido à massa de ar polar que acompanha o sistema.
Foto: Elements Envato
A região de Santa Maria no Rio Grande do Sul, chegou a registrar 10 °C na manhã desta segunda-feira (14) no aeroporto.
Em São Paulo, já ocorrem os primeiros temporais com a proximidade da frente fria neste início de semana e ao longo dos próximos dias, já a partir desta terça-feira (15), o novo sistema irá se posicionar na altura da costa do Sudeste, reforçando a chuva especialmente em uma área que vai desde o Rio De Janeiro e Espírito Santo, até o interior do Brasil.
A partir do meio da semana, um novo corredor de umidade irá se formar e manter uma condição de chuva volumosa e persistente entre o Sudeste, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. A expectativa é que chova mais de 150mm desde a Zona da Mata em Minas Gerais, até áreas do leste de Goiás.
Possibilidade de invernada!
Devido ao tempo encoberto e a persistência da chuva, a temperatura máxima deve ficar mais baixa nestas regiões. Em Belo Horizonte, por exemplo, a temperatura máxima poderá ficar 5 graus abaixo da média histórica (que é de 29ºC), configurando uma invernada.
Também estão previstos grandes acumulados de chuva e temperaturas mais amenas em Mato Grosso a partir do final desta semana e com previsão de durar até a quarta-feira, 23 de fevereiro, o que deverá trazer dificuldades para os trabalhos em campo como a colheita da soja e a instalação do milho nas principais áreas produtoras do Centro-Oeste entre Mato Grosso e Goiás.
Veja também: Muita chuva no centro-norte do Brasil