Oferecido por
A semana começou com o avanço de uma frente fria ao largo da costa da Região Sul do Brasil. Este sistema é fraco, mas ajuda a formar nuvens carregadas no decorrer da segunda-feira. Com o choque térmico entre o ar quente e a entrada do ar frio, aumenta o risco de temporais, principalmente no leste do Paraná.
Grande amplitude térmica
Com a entrada do ar polar, a segunda-feira amanheceu com temperaturas baixas para os padrões desta época do ano. Várias cidades do estado gaúcho registraram temperaturas mínimas abaixo dos 15°C. No entanto, com a presença do sol ao longo do dia, esquenta e volta a fazer calor. A Região Sul do Brasil segue com grande amplitude térmica.
Inclusive, as próximas noites e madrugadas seguem frias na Região e há risco para geada na madrugada/manhã de terça-feira(15) nos pontos mais altos da serra de Santa Catarina.
Em relação à chuva, o destaque nesta segunda é a chuva no leste paranaense. Os volumes de chuva serão bastante elevados e há risco de raios e rajadas de vento.
Por outro lado, o ar seco ainda predomina em todo estado gaúcho e no interior de Santa Catarina e do Paraná. Nestas áreas, a umidade relativa do ar pode atingir índices críticos no período da tarde, com valores abaixo dos 20% em algumas regiões, o que já é caracterizado como estado de alerta.
Foto: Porto Alegre (RS), por Vanessa Gehm
Tendência
A semana vai ser marcada por chuva irregular no Sul do Brasil. As pancadas de chuva vão acontecer de forma isolada nos próximos dias. O destaque é a umidade relativa do ar que vai seguir baixa no interior, com valores abaixo do recomendado para a saúde humana. Algumas cidades, principalmente do oeste gaúcho, ficam em situação de alerta, com valores abaixo de 20%.
O sol vai marcar presença nos três estados ao longo dos próximos dias e as temperaturas vão seguir elevadas. A chuva deve ser mais expressiva a partir de quinta-feira. O fim da semana já será com chuva mais forte na Região e de forma mais ampla.