Oferecido por
Desde a última terça-feira (15) o destaque tem sido a chuva em Petrópolis, no Rio De Janeiro. O grande volume acumulado, em um curto período de tempo, trouxe muitos transtornos para a região.
Foto: iStock
A quantidade de chuva que caiu sobre Petrópolis, em apenas 4 horas foi considerada mais alta do que a média de chuva para todo o mês de fevereiro. Neste período, entre 14h45 e 18h45, o INEA registrou 221,4 mm na estação Alto da Serra/Palatinado. O Cemaden registrou 210,0 mm em 3 horas, entre 16h20 e 19h20, na estação São Sebastião/GEO.
Petrópolis (RJ): ainda há previsão de mais chuva
Volume de chuva em fevereiro
Neste mês de fevereiro de 2022, até o momento, Petrópolis já registrou 565,2mm de chuva, na estação de São Sebastião. Sendo assim, este mês já é considerado o fevereiro com o maior volume de chuva desde 2016, pois o volume de chuva em 2016, no Alto da Serra, em Petrópolis(RJ), foi de 707,4mm, segundo dados do Cemaden.
Nova ZCAS se forma nesta quinta-feira
Além das instabilidades que atuam no estado do Rio de Janeiro, a formação de uma nova ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), deixa o tempo bastante carregado em todas as regiões fluminenses.
Todo o estado fica com risco de chuva intensa nesta quinta-feira (17). O alerta é de temporais na Região Serrana, no Grande Rio, na Baixada Fluminense e na região litorânea do estado.
Em Petrópolis, o volume de chuva não será tão intenso quanto o registrado na tarde e noite de terça-feira (15), mas a chuva pode vir com forte intensidade em alguns momentos.
Este corredor de umidade favorece a formação de nuvens bastante carregadas e chuva constante. As instabilidades persistem no estado entre esta quinta-feira e o domingo (20) e tem previsão de grandes volumes acumulados.
Atenção! A Climatempo alerta para o risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra, devido ao solo saturado pela chuva dos últimos dias.
Leia também: Nova ZCAS se forma nesta semana e provoca muita chuva