Oferecido por
Foto: iStock
Revisado por Paula Soares
Durante a madrugada de quinta-feira, 17 de fevereiro, um raio causou estragos em uma residência em Nova Aurora, no sul de Goiás. Com a queda do raio, a fiação elétrica da casa foi toda queimada.
Segundo dados do Earth Network, foram um total de 33 descargas elétricas no dia 17 de fevereiro de 2022, última quinta-feira, em Nova Aurora(GO), sendo que 14 delas tocaram o solo, os raios. Neste ano, o dia em que mais houve descargas elétricas nesta cidade foi em 02 de fevereiro de 2022, com 1377, e também com a maior quantidade de raios, com 123 contados só nesse mesmo dia. Só neste mês de fevereiro de 2022 foram 2783 descargas elétricas e 317 raios em Nova Aurora(GO).
É importante lembrar que há uma grande diferença entre raio e descargas elétricas atmosféricas. As descargas atmosféricas são geradas pelas nuvens de tempestades e podem ou não se conectar ao solo. Já os raios, são somente as descargas que se conectam ao solo.
Raios e descargas elétricas em Goiás neste ano de 2022
Pelo levantamento exclusivo feito pela Climatempo, ainda com base na rede de sensores de Earth Networks, mostrou que em janeiro de 2022, o estado de Goiás registrou 627.736 descargas elétricas e 136.397 raios e em fevereiro deste ano foram um total de 430.057 descargas elétricas e 97.216 raios.
Quantidade de descargas elétricas e de raios em janeiro e fevereiro de 2022. Fonte: Earth Networks.
Vale destacar que em Goiás, os municípios que mais registraram descargas elétricas e raios neste mês de fevereiro (até 17 deste mês) estão localizados nas faixas sul e norte de Goiás. Como em Rio Verde e Porangatu, com mais de 17 mil descargas elétricas e mais de 3 mil raios.
Mapa com a distribuição das descargas elétricas em Goiás em fevereiro de 2022.Fonte: Earth Network
Mapa com a distribuição dos raios em Goiás em fevereiro de 2022. Fonte: Earth Network
Municípios que mais registraram raios em fevereiro de 2022.Fonte: Earth Network
Municípios que mais registraram descargas elétricas em fevereiro de 2022.Fonte: Earth Network
Por curiosidade: As medições das descargas elétricas são feitas através de sensores eletromagnéticos, ou seja, os raios e as descargas elétricas são detectados por antenas que identificam a perturbação no campo eletromagnético para identificar a ocorrência de uma descarga elétrica. Além disso, na identificação das descargas atmosféricas há o auxílio de GPS (Global PositionSystem) que permite eficácia da localização da ocorrência exata também.
Entenda melhor como se formam os raios
Mais detalhes do balanço das tempestades e de raios em janeiro de 2022 no Brasil
Previsão para os próximos dias em Goiás
Previsão de mais chuvas, na forma de temporais e com muitos raios, além do perigo para chuvas volumosas em Goiás. Estima-se que chova entre 100 e 300mm na média até o início da semana que vem pelo estado. A expectativa é que os maiores volumes de água ocorram nas faixas noroeste e sul e sudoeste de Goiás, alguns até ultrapassando esses valores nesse período.
Isso se deve à condição da atuação de um corredor de umidade persistente, que se caracteriza com Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que poderá durar até domingo (20), além de um cavado nos níveis médios e altos da atmosfera (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada). Vale reforçar que entre os dias 22 e 24 de fevereiro a formação de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis(VCAN) poderá causar na sua borda, novos temporais e acumulados altos por Goiás.
Acumulados de chuva previstos entre os dias 18/02/2022 e 22/02/2022 pelo modelo GFS(Global Forecast System) Fonte: Climatempo.
Acumulados de chuva previstos entre os dias 23/02/2022 e 27/02/2022 pelo modelo GFS(Global Forecast System) Fonte: Climatempo.
Acumulados de chuva previstos entre os dias 18/02/2022 e a manhã do dia 23/02/2022 pelo modelo WRF(Weather Research and Forecasting Model) Fonte: Climatempo.
ZCAS provocarão mais chuvas pelo Brasil
Previsão de elefante e previsão de formiguinha
Clima para a segunda safra de milho é destaque no AgroTalk
SMAC
Para monitorar a quantidade de raios em uma região, a Climatempo possui o SMAC(Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo). A plataforma ajuda a minimizar as condições de tempo severo, auxiliando na tomada de decisão. Para saber mais e contratar o serviço, entre em contato através do canal de consultoria da Climatempo clicando aqui.