Oferecido por
Na tarde deste domingo, 27 de fevereiro, a cidade de Uruguaiana, no oeste do Rio Grande do Sul, registrou temperatura máxima de 42,9°C, pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia(INMET).
Esta temperatura de Uruguaiana é a mais alta já registrada na cidade desde 1931, ou seja, em 92 anos.
Além de registrar recorde histórico no município, essa também foi a maior a temperatura no estado gaúcho durante o domingo(27).
Entenda o calor
As condições do tempo foram propícias para este forte calor, pois uma forte frente fria avançou ao longo deste domingo em direção ao estado gaúcho, proporcionando o que a meteorologia chama de "calor pré-frontal", que é a mudança na direção dos ventos transportando mais calor antes da chegada das instabilidades e da chuva.
iStock
Depois do calorão, os temporais
Ao longo desta segunda-feira (28), todo o estado do Rio Grande do Sul segue com condições para temporais de forma abrangente, isso por conta da passagem da frente fria.
Há risco de grandes volumes de chuva, acompanhados por ventania, muitos raios e até queda de granizo.
Semana instável
Além do Rio Grande do Sul, os estados de Santa Catarina e Paraná também estão na rota dos temporais ao longo dos próximos dias. Porém, mesmo com a chuva e o aumento da nebulosidade, as temperaturas vão seguir altas.
Não há previsão para calor extremo, como o registrado neste domingo(27), mas a sensação de abafamento ainda vai persistir por alguns dias na Região Sul.
Chuva acumulada nos próximos dias. Fonte: SMAC
Alerta para muita chuva no Sul do Brasil