Oferecido por
A semana que começou seca e quente sobre a Bahia deve terminar com retorno dos temporais e chuva bastante volumosa, principalmente sobre a região da capital Salvador, que em apenas 4 dias pode superar a média de chuva para mês de março.
Quinta-feira de muita chuva em Salvador
Nuvens bastante carregadas crescem no litoral da Bahia, incluindo a região de Salvador, e já provocam chuva forte na capital baiana. Em 6 horas, entre 20h de ontem e 1 hora da madrugada desta quinta-feira, aproximadamente, já choveu cerca de 50 mm em vários locais da capital baiana. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 48,6 mm na estação Rádio Farol. O CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 54 mm na estação Rio Sena, 53,2 mm no posto Plataforma , 50,4 mm em Cajazeiras, 42,7 mm em Águas Claras e 41 mm em Pirajá. Alertamos para a continuidade da chuva e o risco de chuva forte e volumosa com potencial para transtornos como alagamentos e enchentes.
Nuvens carregadas (manchas em tons de azul) crescem no litoral da Bahia em 3/2/2022
Alerta: chuva volumosa no Norte e Nordeste nos próximos dias
Foto: Salvador (BA) - iStock
Alerta para temporais, chuva frequente e volumosa
A combinação entre a entrada de umidade vinda do oceano, a circulação de ventos e a atuação do VCAN (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis) intensificam os volumes de chuva na região do Recôncavo Baiano e em Salvador.
A previsão é de chuva forte e volumosa entre essa quinta-feira (03) e domingo (06), com acumulados entre 40mm e 60mm. O volume de chuva entre a quinta e domingo deve se aproximar dos 185mm em Salvador, valor em torno de 18% superior à sua média, que é de 157 mm para março.
Confira abaixo o acumulado de chuva para o BR nos próximos dias
Chuva acumulada - 02/03/2022 a 06/03/2022
Na sexta-feira (04), as instabilidades ganham força. O sol quase não aparece sobre Salvador e tem previsão para chuva frequente no decorrer do dia. O fim de semana também será de muita chuva sobre a capital da Bahia.
Devido à chuva volumosa a cidade de Salvador, região metropolitana e Recôncavo ficam em alerta para transtornos, como ruas e vias alagadas, inundações, enchentes e eventual risco para deslizamento de terra e encostas.
Na segunda-feira (07), há redução dos índices pluviométricos, mas ainda com chance de alagamento na cidade. Na terça-feira (08), as pancadas de chuva se tornam mais irregulares e pontuais, e as temperaturas também começam a subir.
Não somente a Bahia, mas o Sergipe (bem como sua capital) também sentem os efeitos destes altos volumes de chuva e, nos próximos dias, também devem registrar grandes volumes de chuva e é alto o risco para transtornos devido à chuva.
Veja também: Último mês de verão: o que esperar de março?