Oferecido por
O outono, que se inicia no próximo domingo(20), vai começar com mudanças bastante expressivas entre São Paulo e o Rio De Janeiro, por causa do avanço de uma nova frente fria. O sistema trará chuva e queda de temperatura para os dois estados no início da estação.
O outono começa às 12h33(horário de Brasília) do dia 20 de março de 2022.
Outono 2022: visão geral para o Brasil
Frente fria à vista!
O sábado ainda vai ser um dia muito quente nos dos dois estados, mas até o fim do dia, a frente fria já chega ao estado de São Paulo e provoca temporais. Entre a tarde do sábado e o domingo, há risco para chuva bastante intensa em várias áreas de São Paulo, inclusive na capital paulista.
A preocupação é com o litoral. Neste período, o Litoral Sul deve receber volumes bastante expressivos e com potencial para provocar problemas na região. Na Baixada Santista, a chuva demora um pouco mais para começar, mas o período da noite será marcado por temporais também.
O domingo, primeiro dia do outono, será completamente diferente, tanto em São Paulo, quanto no Rio de Janeiro. A frente fria continua avançando pela costa paulista e reforça as instabilidades. Todo litoral segue com tempo fechado e com potencial para temporais ao longo de todo o dia, inclusive no período da manhã. A chuva aumenta no Litoral Norte, na região da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, sul do Rio de Janeiro, Rezende e Costa Verde.
Capitais
Na cidade de São Paulo o tempo segue fechado e chuvoso, com altos volumes acumulados, principalmente durante a madrugada e o período da manhã. A cidade do Rio de Janeiro ainda não fica chuvosa, até ocorrem aberturas de sol, mas a chuva já pode acontecer em vários momentos e o calor diminui em relação aos dias anteriores.
A Região Serrana do Rio merece atenção novamente, pois os volumes devem ser expressivos entre a tarde do domingo até a próxima segunda-feira(21). Nesta terça(15), completa um mês da tragédia na região de Petrópolis.
Queda de temperatura
Com a passagem da frente fria, a tendência é que os ventos passem a soprar do oceano para o continente, trazendo um ar mais frio e úmido para a região. Por isso, além da chuva intensa, outro destaque para o domingo é a queda acentuada de temperatura, justamente por causa da mudança na direção dos ventos.
Confira a tendência de temperaturas para a cidade de São Paulo