Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Semana de muita chuva no Sul, Nordeste e Norte do Brasil

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Semana de muita chuva no Sul, Nordeste e Norte do Brasil

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    7 min de leitura

    Oferecido por

    Muita chuva está prevista para o vários estados brasileiros nos próximos dias.  

    A chuva será volumosa na semana de 10 a16 de abril nas Regiões Norte, Nordeste e Sul do Brasil, no norte do Mato Grosso, no sul do Mato Grosso do Sul e em áreas de Minas Gerais, São Paulo e Rio De Janeiro.

     

    Nessas áreas, os volumes de chuva podem alcançar valores entre 100mm e 300mm nesse período, com potencial para danos.
     

     

    Previsão de acumulados de chuva entre os dias 09/04/2022 e 13/04/2022. Fonte: Climatempo

     

     

     Previsão de acumulados de chuva entre os dias 14/04/2022 e 13/04/2022. Fonte: Climatempo

     

     

    Sistemas meteorológicos que atuam no BR nos próximos dias

     

    A partir deste domingo(10), os temporais retornam com força na Região Sul e em parte do Mato Grosso do Sul, com chuva intensa, que virá com raios, rajadas de vento que podem alcançar os 80 km/h e queda de granizo.

     

    No domingo(10), as áreas de instabilidade se formam pela combinação de um corredor de umidade que vem da Amazônia, de uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o oeste do Sul do Brasil e as fortes correntes de vento em níveis elevados da atmosfera.
     

    Já entre a segunda(11) e a quarta-feira (13) a Região Sul do país, o Mato Grosso do Sul e parte da Região Sudeste vão sentir a influência de outras áreas de baixas pressões atmosféricas, que vão reforçar as condições para chuva.

     

    Uma destas baixas pressões deve formar na costa de São Paulo e do Paraná a partir da quarta-feira,  13 de abril, e se junta com uma frente fria que estará avançando pela costa do Rio Grande do Sul. Esta frente fria vem associada a ciclone extratropical, que estará na costa norte da Argentina.

     

     

    Mapa dos sistemas meteorológicos que deverão atuar no Brasil até 14/04/2022. Fonte: Climatempo

     

     

    Nova frente fria

     

    Uma nova frente fria chega ao litoral gaúcho na segunda-feira, 11 de abril, a avança pela costa da Região Sul durante a terça-feira, dia 12.  Ainda na terça-feira, esta frente fria vai ajudar a aumentar as instabilidades em São Paulo e em Mato Grosso do Sul.

     

    Atenção!  esta frente fria causa bastante chuva no sul de Mato Grosso do Sul e nos estados da Região Sul. O calor e a alta umidade serão predominantes para o desenvolvimento de temporais entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais na terça, com potencial para danos e queda de granizo.

     

    Aliás, vale lembrar que na segunda-feira, 11, áreas de São Paulo e de Minas Gerais já poderão ter de pancadas fortes de chuva e pedras de gelo, além de rajadas de vento.

     

    Baixa pressão atmosférica aumenta a chuva no Sudeste

     

    A partir da quarta-feira, 13 de abril, a presença da baixa pressão na costa do Sudeste e o deslocamento da nova frente fria pelo oceano vão aumentar as condições para chuva no restante da semana também no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. No próximo final de semana, a chance de chuva aumenta sobre o Espírito Santo e sobre o sul e leste da Bahia. 

     

     

    Previsão para a Região Norte e Nordeste do Brasil

     

    Destaque também para a Região Norte e Nordeste do Brasil até 17 de abril, pois as chuvas são intensas e volumosas, causando mais cheias e com condições para deslizamentos de terra.

     

    Os maiores acumulados de chuva acontecem sobre o Amazonas, Pará, no oeste e leste do Acre, no sul de Roraima, no sul e leste do Amapá, centro-norte do Maranhão e do Piauí e litorais do Ceará e do Rio Grande do Norte. 

     

    O excesso de chuva sobre o Norte e Nordeste do Brasil ainda está relacionado com a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que vem atuando em banda dupla nas últimas semanas.

     

    A ZCIT atua no Amapá, no norte do Pará, no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, e também influencia parte do Amazonas e Roraima. 

     

    Além da ZCIT, a borda de um vórtice ciclônico em altitude (VCAN) ajudará a aumentar as precipitações no Nordeste do país e parte do Tocantins nos próximos dias. 

     

    Atenção para a chuva volumosa em Salvador(BA) no próximo final de semana. A chuva já aumenta partir do sábado (16).

     

     

    Fique atento: nova onda de frio deve chegar ao Brasil no fim desta semana

     

    Novo ciclone subtropical?
     

    Entre os dias 12 e 15 de abril uma área de baixa pressão atmosférica se intensidade sobre o oceano, mas em alto-mar,  afastada da costa da Região Sudeste do país.  A estimativa inicial é que a velocidade dos ventos deste sistema alcance de 70km/h a 95km/h nesse período. Se isto se confirmar, esta baixa pressão atmosférica poderá se transformar em um ciclone subtropical em alto mar. 

     

    Como o sistema se organiza na região oceânica afastada do continente, o risco de danos será para a navegação em alto mar.

     

    A Climatempo vai acompanhar as novas simulações numéricas de previsão do tempo nos próximos dias para validar ou não a formação do ciclone subtropical.

     

     Rio Negro ultrapassa a cota de inundação

     

    Médias climatológicas trazem reflexões sobre mudanças climáticas

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias