Oferecido por
O fim de maio e o início de junho de 2022 serão frios e com muita umidade na maior parte do Sul do Brasil. A passagem de uma nova frente fria nos próximos dias provoca chuva e traz mais frio de origem polar para a Região. Mas desta vez o frio mais intenso será para os gaúchos e para a serra catarinense. A queda da temperatura começa a ser sentida nesta segunda-feira e maio termina com chance de geada e de precipitação invernal no Sul do Brasil.
Frio no fim de maio (Foto: Getty Imagens)
Precipitação invernal
A precipitação invernal (ou de inverno) é aquela associada com uma atmosfera muito fria e úmida. A neve é um dos tipos de precipitação de inverno, mas podemos ter também chuva congelada ou chuva congelante.
O infográfico explica a ocorrência de cada tipo de precipitação de inverno
No dia 31 de maio, terça-feira, a condição de muita umidade e atmosfera bastante fria será novamente observada na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Temperaturas entre 0°C e 5°C devem ser observadas nos pontos mais altos destas regiões, e até um pouco abaixo de 0°C em pequenas áreas.
Nesta situação, não se poderia descartar a possibilidade de ocorrência de algum tipo de precipitação invernal no fim da tarde e na noite do dia 31 de maio de 2022.
Pouca chance de neve
A chance de nevar é baixa, não se comparando às condições atmosféricas super favoráveis que foram observadas entre os dias 17 e 18 de maio. Porém, desta vez poderia ocorrer outro tipo de precipitação de inverno, como chuva congelada.
Esta possibilidade de precipitação invernal está sendo considerada somente para regiões mais elevadas das serras gaúcha e catarinense e apenas para o dia 31 de maio
Tipos de precipitação de inverno
Geada
A nova massa de ar frio de origem começa a baixar a temperatura na Região Sul nesta segunda-feira, 30 de maio. O frio será intenso na fronteira uruguaia e a região de Campanha Gaúcha pode amanhecer com geada.
Na terça-feira, 31 de maio, as condições para geada aumentam sobre o Rio Grande do Sul e várias áreas da depressão central, de todo o sul e sudoeste gaúcho podem amanhecer congeladas pela geada.
Junho começa com condições para geada apenas na Campanha Gaúcha, mas na sexta-feira, 3 de junho, todo o sul do Rio Grande do Sul poderá ter geada.
O excesso de nebulosidade que deve persistir sobre quase todo o Sul do Brasil no decorrer da semana vai impedir uma queda de temperatura muito acentuada e também a geada na maior parte da Região.