Oferecido por
Foto: Imagem de satélite
Desde a semana passada o leste de Pernambuco vem sofrendo por chuvas volumosas e diárias. Entre a sexta (20) e domingo (22), a presença de uma frente fria estacionária aumentou a chuva em todo leste do estado, mas desde o início da semana passada, a entrada frequente de umidade vinda do oceano por ventos que atravessam o Oceano Atlântico tem mantido volumes elevadíssimos de chuva.
A persistência dos altos volumes de chuva na mesma região provocou estragos e óbitos na Grande Recife por conta de deslizamentos e desabamentos, já há 84 vítimas e mais de 2000 desabrigados.
Somente entre sexta (27) e domingo (29), choveu o equivalente à média de todo o mês na capital, com seus 312 mm. Se olharmos para todo o mês de maio, o volume mais que duplica, o acumulado total deste mês em Recife já é de 730 mm na estação Alto Mandu (Cemaden).
Confira os maiores volumes de chuva nas últimas 72h no estado de Pernambuco (Cemaden)
Jaboatão dos Guararapes: 390mm (41% acima da média que é de 275mm).
Recife: 312mm (valor da média Climatológica, que também é 312 mm para maio).
São Lourenço da Mata: 274mm
Olinda: 265mm
Igarassu: 265mm
Tendência
Todo o estado continua em atenção para chuva forte e persistente hoje e amanhã, o que prejudica o trabalho de buscas e resgates às vítimas de deslizamentos. A semana continua instável, com chuva que vai e vem e pode novamente colocar o estado e a região de Recife em alerta para altos volumes. Hoje (30), o estado de Alagoas fica em atenção para altos volumes de chuva.