1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Chuva de maio ficou acima da média em sete capitais do Nordeste
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva de maio ficou acima da média em sete capitais do Nordeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

A análise da chuva em todas as capitais brasileiras ao longo do mês de maio mostrou que treze capitais tiveram chuva acima da média, sendo sete delas na Região Nordeste.  Outras treze capitais tiveram chuva abaixo da média Climatológica para maio.

 

O maior volume de chuva acumulado em maio foi em Recife, com 786,3 mm, total que ficou 147% da média histórica para maio. Já a capital mais seca foi Goiânia, onde choveu apenas  2,2 mm. Além da capital de Goiás, Cuiabá (MT) e Palmas (TO) também fecharam o mês com menos de 10 mm acumulados.

 

O levantamento da Climatempo foi feito baseado nos dados do Instituto Nacional de Meteorologia  (Inmet) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemanden)

 

João Pessoa tem maio mais chuvoso desde 1975

 

 

 

 

Entre capitais da Região Norte, a chuva de maio ficou acima da média em Belém e em Boa Vista. Já em Manaus, Macapá, Palmas, Porto Velho e em Rio Branco, maio de 2022 fechou com menos chuva do que média .

Na Região Nordeste,  sete das nove capitais tiveram mais chuva do que normal durante o mês de maio. Choveu acima da média em maio nas capitais Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, São Luís, Aracaju e Recife.  A chuva de maio ficou abaixo da média em Salvador e em Teresina.

Na Região Centro-Oeste, choveu abaixo da média normal para maio nas quatro capitais Campo Grande, Cuiabá, Brasília e Goiânia.


Na Região Sudeste, apenas Belo Horizonte teve chuva acima da média em maio de 2022. As demais capitais (Vila Militar), São Paulo (Mirante de Santana) e Vitória  terminaram o mês com menos chuva do que normal para este mês.

As três capitais da Região Sul tiveram chuva acima da média: Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis

 

 

Post-Gráfico-2

Imagem 1: Volume de chuva nas capitais brasileiras e federal.

 

Os dados deste mês de maio foram obtidos através das estações convencionais e automáticas do INMET e pelo Cemaden para as cidades de Recife e Aracaju, pois o INMET está sem dados para essas duas capitais. 


Estações do Cemaden: Recife e Aracaju
Estações do INMET Automáticas: Teresina, Rio De Janeiro e Maceió
Estações do INMET Convencionais: todas as demais restantes. 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias