1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Casaco e chocolate quente no Acre e em Rondônia?
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Casaco e chocolate quente no Acre e em Rondônia?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

No final desta semana, uma nova massa de ar frio de origem polar avança da Argentina para o Brasil provocando queda nas temperaturas no centro-sul do país.

 

É uma massa de ar frio intensa e por causa de sua trajetória pelo interior da América do Sul,  vai conseguir influenciar as temperaturas nos estados do Acre e de Rondônia, na Região Norte do Brasil, caracterizando o que chamam de friagem.

 

Acre e Rondônia podem sentir friagem no fim de semana (Foto:Getty Imagens)

 

Como acontece a friagem?

 

Para se ter uma ideia, ao longo do ano as temperaturas mínimas e máximas não sofrem grandes flutuações, por conta da Região Norte estar muito próxima ao Equador e assim receber energia solar de maneira similar no decorrer do ano.

 

No entanto, quando massas de ar frio intensas avançam de maneira continental pelo interior da América do Sul, há a possibilidade de que as temperaturas no Acre, em Rondônia e até no sul do Amazonas sofrerem declínio acentuado. Algumas vezes, esta queda da temperatura é brusca, para os padrões normais do Clima quente que predomina nestes estados. Os moradores acabam sentindo essa diminuição acentuada da temperatura e até usam roupas mais quentinhas para se protegerem do frio atípico denominado de friagem.

 

A friagem é a queda acentuada da temperatura em áreas da Região Norte provocada pela passagem do ar frio de origem polar

 

 

Temperaturas nos próximos dias no Acre e em Rondônia

 

Segundo o que apontam os modelos meteorológicos, para termos valores a título de comparação, vamos mencionar a previsão das temperaturas antes e durante a atuação da massa do ar frio de origem polar prevista para os próximos dias.

 

 

Porto Velho (RO)

 

Na capital do estado de Rondônia, a temperatura mínima prevista para a manhã da quarta-feira é de 22°C e a temperatura máxima de 30°C, no período da tarde.

Já no sábado, 11 de junho, depois da entrada da massa de ar polar sobre Rondônia, a mínima prevista é de 18°C e a máxima de 25°C. A temperatura máxima do sábado (dia com ar polar) deve se aproximar do valor que estava a mínima na quarta-feira (sem ar polar).

 

Cidade de Vilhena (RO)

 

Analisando agora Vilhena, cidade situada na porção sul de Rondônia, na quarta-feira a mínima prevista é de 19°C e a máxima de 29°C. Por outro lado, no sábado, a mínima prevista fica na casa dos 16°C, enquanto que a máxima não deve passar dos 23°C. Já no domingo a temperatura mínima cai ainda mais, para 14°C ao amanhecer.

 

 

Rio Branco (AC)

 

Em Rio Branco, capital do estado do Acre, nesta quarta-feira a temperatura mínima prevista é de 21°C e máxima de 29°C. Entretanto no sábado, esses valores caem para 18°C e 25°C, respectivamente, com a presença do ar frio de origem polar sobre o Acre.

 

Portanto, fica o aviso da Climatempo para os residentes destes estados se precaverem e cuidarem da saúde em virtude da brusca  mudança de temperatura prevista para o próximo fim de semana.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias