Oferecido por
Uma nova frente fria avançou sobre o Sul do Brasil na sexta-feira (10) trazendo uma forte onda de frio. Esta é a terceira onda de frio de 2022 e vai provocar temperaturas mais baixas na Região Sul do que a onda de frio que passou em meados de maio. Porém, para a maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, esta nova onda de frio será menos intensa do que do começo da segunda quinzena de maio.
Confira os detalhes a seguir.
Foto: iStock
Onda de frio
A forte massa de ar frio de origem polar que avança sobre o país no fim de semana de 11 e 12 de junho caracteriza a terceira onda de frio do ano de 2022 a se espalhar sobre o Brasil.
Essa onda de frio será mais forte do que a da segunda quinzena de maio em algumas áreas do país. Desta vez, o ar frio polar intenso não vai conseguir chegar até a região do Distrito Federal ou ao Tocantins, como ocorreu em maio.
No período de passagem dessa onda de frio, o frio mais intenso será observado sobre a Região Sul do Brasil, onde os efeitos desta massa polar serão mais fortes do que aqueles observados em meados de maio.
Quando vai começar a esfriar?
Os primeiros efeitos dessa nova onda de frio começam a ser sentidos no decorrer da tarde e noite desta sexta-feira, 10 de junho, nos estados da Região Sul e também em Mato Grosso do Sul. Estas áreas já sentiram um declínio acentuado da temperatura.
Mas é no decorrer do sábado, 11 de junho, que o frio intenso vai se espalhar sobre o centro-sul do país. Esta onda de frio atua com muita força no domingo, 12, e também na segunda-feira, 13 e na terça-feira, 14 de junho. Na quarta-feira, 15, o ar polar se afasta e as temperaturas voltam subir rapidamente.
Geada
Além de temperaturas bastante baixas, que vão ficar abaixo de 0°C nos estados da Região Sul, essa onda de frio também vai causar geada em áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul e do Sul de Minas Gerais.
Os três estados da Região Sul vão ter geada, de forma ampla e que poderá ser moderada a forte em várias regiões, nos dias 11, 12, 13 e 14 de junho de 2022.
No sul do estado de São Paulo, há condições para geada nos dias 12, 13, 14 e 15 de junho de 2022. A geada deve ocorrer com fraca a moderada intensidade.
No Sul de Mato Grosso do Sul, há condições para geada no domingo, 12 de junho. A geada deve ocorrer com fraca a moderada intensidade.
No Sul de Minas, nas áreas mais altas da Serra da Mantiqueira, há condições para geada nos dias 13, 14 de junho e 15 de junho. A geada deve ocorrer com fraca a moderada intensidade.
Temperaturas negativas
Essa forte onda de frio que passa sobre o Brasil nos próximos dias terá potencial para provocar temperaturas abaixo de 0°C nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. É possível que cidades mais altas da Serra da Mantiqueira, como Campos do Jordão (SP), Maria da Fé (MG) e Monte Verde (MG) registrem temperaturas negativas.
Pelas medições oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia e do Epagri/Ciram, a menor temperatura registrada no Brasil, em 2022, até o dia 10 de junho, foi de -5,4°C em Urupema/Parque de exposição, no dia 20 de maio.
Esse recorde poderá ser batido durante a passagem desta nova onda de frio sobre a Região Sul do Brasil.
Neve
Apesar do frio intenso esperado para os próximos dias sobre o Sul do Brasil, até o momento não há umidade suficiente para que haja formação de nuvens de neve. Por enquanto a ocorrência do fenômeno não está sendo considerada pela Climatempo.
Recordes de frio em capitais
A previsão indica que as três capitais da Região Sul do Brasil registrem os novos recordes de menor temperatura para o ano de 2022 durante a passagem desta nova onda de frio sobre o país. Também há possibilidade de novo recorde de frio em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.
Para as outras capitais do Sudeste e do Centro-Oeste, embora ocorra uma queda de temperatura acentuada, não há previsão de que o frio supere as marcas observadas na onda de frio de meados de maio de 2022.
Confira os atuais recortes de frio nas capitais do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste, do Acre e de Rondônia.
São Paulo: 6,6°C, 19 de maio
Rio de Janeiro: 11,5°C, 19 de maio
Belo Horizonte: 7,6°C, 19 de maio
Vitória: 11,6°C, 19 de maio
Porto Alegre: 4,0°C, 1 de junho
Florianópolis: 8,2°C, 20 de maio
Curitiba: 4,9°C, 17 de maio (Simepar)
Campo Grande: 7,1°C, 19 de maio
Cuiabá: 7,0°C, 19 de maio
Goiânia: 7,8°C, 19 de maio
Brasília: 4,9°C, 19 de maio
Porto Velho: 14,6°C, 20 de maio
Rio Branco: 16,4°C, 21 de maio (preliminar)