1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Ar polar provoca temperaturas negativas no Sul
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ar polar provoca temperaturas negativas no Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

Foto: Urubici-SC/ Gettyimages 

No decorrer deste sábado, o ar frio de origem polar que vem na retaguarda da frente fria, avança sobre o Sul do Brasil, São Paulo e Mato Grosso do Sul dissipando a nebulosidade ao longo do dia e causando frio intenso. Já tivemos registros de geadas amplas sobretudo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e planalto paranaense.

 

Temperaturas negativas no Brasil neste sábado (11):
Urupema-SC: -5,0°C (Ciram)
São Joaquim-SC: -3,9°C (INMET)
Bom Jardim da Serra-SC: -3,0°C (INMET)
Urubici-SC: -2,6°C (Ciram)
Quaraí-RS: -2,5°C (INMET)
Caxias do Sul-RS - BASF: -2,4°C (Ciram)
Vacaria-RS: -2,3°C (INMET)
Cambará do Sul: -2,1°C (INMET)
Erechim-RS: -1,7°C (INMET)
Serafina Corrêa-RS: -1,8°C (INMET) 
Soledade-RS: -1,3°C (INMET)
Lagoa Vermelha-RS: -1,3°C (INMET)
General Carneiro-PR: -1,3°C (INMET)
Tupanciretã-RS: -1,1°C (INMET)
Santa Rosa-RS: -0,4°C (INMET)
Bagé-RS: -0,3°C (INMET)
Ibirubá-RS: -0,2°C (INMET)
Campos Novos-SC: -0,1°C (INMET)
Uruguaiana-RS: -0,1°C (INMET)


Chuvas no Norte e Nordeste


O sábado já começou com chuva no leste do Pernambuco e em diversas cidades do Amazonas, estas áreas seguem em atenção para o crescimento de nuvens carregadas e aumentam também sobre vários estados da Região Norte e Nordeste. Estas nuvens de trovoadas voltam a se formar na região entre Recife e Natal, com potencial para chuva forte. A mesma situação é observada na região de Manaus.

 

Áreas de instabilidade se espalham mais sobre o Sudeste e sobre o Centro-Oeste do Brasil por causa da passagem de uma frente fria, de forte intensidade. As nuvens de chuva avançam até o leste de Minas Gerais, Serra Fluminense e Espírito Santo. 

 

Previsão do tempo para 11/06/2022 - sábado

 

Sábado extremamente frio no Sul do Brasil. Alguns locais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina amanhecem com temperatura abaixo de 0°C. O frio intenso provoca a geada no início da manhã em todo o Rio Grande do Sul, exceto no litoral, na serra, no centro, oeste e norte de Santa Catarina, no sudeste do Paraná e na Grande Curitiba.

O sol predomina na Região Sul no decorrer do dia, mas a temperatura segue baixa à tarde. A  noite será muito fria.

 

Atenção: forte onda de frio avança sobre o Sul do Brasil e a temperatura tem acentuado declínio durante este fim de semana. O frio intenso será sentido na Região Sul, em muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, no Acre e em Rondônia.

 

Na Região Sudeste, a passagem de uma frente fria provoca muita nebulosidade e chuva no decorrer do dia no litoral de São Paulo, no estado do Rio De Janeiro, em quase todas as áreas de Minas Gerais (exceto no Triângulo e no Norte/Noroeste Mineiro), e no Espírito Santo. A Grande São Paulo e o leste do estado de São Paulo terão diminuição de nebulosidade no decorrer do dia. O frio é intenso.

 

Na Região Centro-Oeste do país, a nebulosidade diminui em Mato Grosso do Sul e no oeste de Mato Grosso permitindo que sol apareça no decorrer do dia. O sul de Goiás, o sul/sudeste e o noroeste de Mato Grosso (inclui Cuiabá) ficam com céu nublado em grande parte do dia, com chance de chuviscos.

 

Atenção: o ar frio polar atua forte em Mato Grosso do Sul, no centro, oeste e sul de Mato Grosso e no sul de Goiás. A sensação é de muito frio o dia todo. Dia com sol e calor no centro-leste e norte de Mato Grosso, nas demais áreas de Goiás e  no Distrito Federal.

 

O ar frio de origem polar chega a Rondônia, ao Acre e ao extremo sul do Amazonas provocando o fenômeno da friagem. O sábado é com muitas nuvens nestas áreas, mas pouca chuva. 

 

Sábado com sol forte, ar muito seco e bastante calor no Tocantins, no sul do Pará, no sul do Maranhão, sul do Piauí e quase toda Bahia  a sexta-feira é com bastante sol,  calor muito seco.  Todas as outras áreas do Norte e do Nordeste do Brasil têm muitas nuvens e pancadas de chuva no decorrer do dia,  com risco de chuva forte em muitos locais.

 

Alertas meteorológicos para 11/06/2022 - sábado

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Rio de Janeiro (risco na madrugada), Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracaju

 

Alerta para temporais em Roraima, no norte do Amazonas, na ilha de Marajó, no Amapá,  no litoral leste do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas

 

Alerta para geada no Rio Grande do Sul, no sul, centro, oeste e norte de Santa Catarina,  no sudeste do Paraná e Grande Curitiba

 

Alerta de ressaca, com ondas de  até 2,5 metros, entre Mostardas (RS) e Laguna (SC)

 

Alerta de vento forte no litoral do Rio Grande do Sul, com rajadas de até 80 km/h

 

Atenção para o mar muito agitado no litoral de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro

 

Atenção para chuva moderada forte com raios e vento por vezes fortes no litoral norte de São Paulo, na madrugada centro-sul do Rio de Janeiro, no litoral norte da Bahia, em Sergipe, no interior  de Alagoas, agreste de Pernambuco e de Paraíba, leste do Rio Grande do Norte, norte do Ceará e do Piauí, centro, norte e oeste do Maranhão, centro, norte e oeste do Pará, centro-leste e centro-oeste do Amazonas.

   

Alerta para ar muito, seco com níveis de umidade entre 12 e 20% no sul do Tocantins, no sudoeste da Bahia, no norte e nordeste de Goiás, no Distrito Federal e no noroeste de Minas Gerais

  

Mapa de chuva 7 dias 

No período de 11 a 17 de junho de 2022, os maiores volumes de chuva sobre o Brasil vão ocorrer sobre o Norte do país. 

Na área em azul escuro e roxa no noroeste do Amazonas, chove de 100 a 150 mm em 7 dias.

Nas grandes áreas em azul claro sobre alguns estados da Região Norte o total de chuva em 7 dias pode ficar entre 50 a 80 mm 

Os tons de verde e amarelo representam acumulados de chuva de 10 a 30 mm em 7 dias.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias