Oferecido por
A circulação de ventos sobre o Brasil leva o ar úmido para o estado do Tocantins, região do Distrito Federal e Goiás. A previsão é de que ocorram algumas pancadas de chuva, que serão atípicas. O mês de junho é um mês normalmente muito seco nestas áreas do país e o normal é não chover.
Frente fria avança sobre o Brasil no feriado de Corpus Christi
Chuva atípica para junho
A chuva acontece de forma muito pontual e isolada, mas fora de época. O fluxo de umidade que vem do Norte e Sul do Brasil aumenta a nebulosidade no norte e oeste do Tocantins, em Goiás e no Distrito Federal.
Vale lembrar que a média de chuva de junho em Palmas é de 6,3 mm, em Goiânia 8,4 mm e em Brasília, 3,3 mm.
Foto: Getty Images
O sol aparece ao longo do dia, as temperaturas ainda sobem e faz calor. As pancadas se concentram entre o meio e o fim da tarde, mas não há previsão de grandes acumulados. Pontualmente, a chuva pode vir com moderada intensidade e com raios, principalmente no sul de Goiás.
A chuva é bem-vinda para aliviar um pouco a secura do ar nos três estados e na região do Distrito Federal. As capitais Palmas e Cuiabá continuam com tempo firme e extremamente seco, e os índices de umidade relativa do ar seguem abaixo de 30% no período da tarde.
Na quinta-feira (16) chove de forma muito isolada e pontual no oeste do estado de Mato Grosso, mas sem grandes alertas. A capital Cuiabá continua sem chuva e o tempo volta ficar firme em Goiás, Brasília e no estado do Tocantins.
Tendência
A semana termina com chuva concentrada no sudoeste de Mato Grosso e sul de Goiás, e a chuva pode chegar com moderada a forte intensidade, principalmente no sábado (18), mas não há previsão de grandes alertas.
Confira o acumulado de chuva para o BR
Chuva acumulada de 14/06/2022 a 18/06/2022
Leia também: Chuva volta a cair forte no leste do Nordeste