Oferecido por
Por: Fabiene Casamento
Depois da Região Nordeste sofrer com uma das piores chuvas no leste de Pernambuco em maio deste ano, com mais de 600 mm registrados, assim como pontos do sul e leste de Alagoas. Além dos mais de 200mm, só nos últimos 15 dias (entre os dias 30 de maio e 13 de junho), desde Sergipe até o leste da Paraíba, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). No leste do Nordeste as pancadas de chuva deverão se intensificar nos próximos dias.
Curiosidade: La Niña mais forte para um início de junho dos últimos 23 anos
Foto: Getty Images
Chuva volta a cair forte no leste do Nordeste
A frente fria avança pelo leste do Nordeste e, junto com a umidade constante que vem do mar, deverá trazer chuvas de moderada a forte intensidade, com potencial para temporais, desde o sul da Bahia até o leste da Paraíba, a começar pela terça-feira (14) e se estendendo para o final de semana, sábado (18) e domingo (19).
Há condições para acumulados de chuva elevados além de rajadas de vento na casa dos 60 km/h ao longo dos próximos dias sobre o leste nordestino. A chuva forte já começa neste início de terça em pontos do leste da Bahia, de Sergipe, Alagoas e Pernambuco, e que se espalha no decorrer de hoje e nos dias que se seguem.
Estão previstas chuvas mais intensas em Sergipe, Alagoas e pontos do leste de Pernambuco, que devem registrar acumulados de três dígitos, possivelmente superando os 200mm até a manhã de domingo (19). Mesmo assim, o momento é de atenção para possíveis danos, mesmo que em pontos isolados, também no nordeste e leste baiano, e leste da Paraíba.
Chuva acumulada de 14/06/2022 e 18/06/2022
Veja também: Frente fria avança sobre o Brasil no feriado de Corpus Christi