1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Intensa onda de calor provoca recordes históricos na Europa
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Intensa onda de calor provoca recordes históricos na Europa

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

Depois do maio mais quente do século e o segundo mais seco da série histórica na Espanha, a Europa enfrenta uma forte onda de calor desde o final da primavera, onde muitos recordes foram batidos.

 

Nos últimos dias, na França, houve registro de recorde absoluto de maior temperatura em Biarritz. A temperatura chegou aos 42,9°C no dia 18 de junho de 2022, sendo que, até o momento, o recorde era de 40,6°C, registrados no dia 4 de agosto de 2003.

 

O recorde nacional de maior temperatura na França em junho segue a de 46,0°C em Vérargues, em 28 de junho de 2019.

 

Nice, França _ Carina Gama

Nice,França por Carine Gama

 

Na Alemanha, segundo dados do Serviço Meteorológico Alemão(DWD), a estação Cottbus também registrou um novo recorde de maior temperatura. O termômetro marcou 39,2°C no dia 19 de junho de 2022, sendo a maior temperatura máxima desde seus registros, ou seja, desde 1888.Este valor superou os 38,9°C registrados em 29 de julho de 1921.

 

verão _ alemanha

Foto: Carine Gama - Alemanha

 

Na Espanha, a maior temperatura da história para um mês de junho aconteceu em 27 de junho de 1965, com 45,2°C, em Sevilha. Neste ano, em 18 de junho de 2022, fez 39,7°C em Donostia (San Sebastián), sendo a maior temperatura absoluta nesta cidade, desde seus registros(1928), de acordo com a Agência Estatal de Meteorología (AEMET).

 

MAdrid_Carine Gama

Madrid, Espanha por Carina Gama

 

No Iraque, em 20 de junho de 2022, houve registro de 51,6°C de temperatura máxima em Basrah-Hussen. Este valor se aproxima do recorde mensal para junho no país, e uma das mais altas temperaturas de um pré-verão do Hemisfério Norte. 

 

No Irã, em 20 de junho de 2022 foi registrado 52,2°C de temperatura máxima em Abadan, Irã. O valor ficou próximo do recorde mensal nacional. Esse valor também é uma das maiores temperaturas máximas de 2022 no mundo, até o momento.

 

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial(WMO, singla em inglês): A maior máxima da história na região VI Europa (incluindo Oriente Médio/Gronelândia) ainda é de 54°C em 21 de junho de 1942 em Tirat Tsvi (Tirat Zevi) Israel.

 

Entenda

A onda de calor que começou durante a primavera se deve a um bloqueio atmosférico, nos altos níveis da atmosfera, próximo ao oeste da Europa, além do fluxo de calor que vem de sudoeste, nos níveis superiores, e  massas de ar seco vindas de áreas desérticas.

 

Tendência

Neste início de verão, as temperaturas diminuíram um pouco, por causa da passagem de uma frente fria associada a uma baixa pressão. Voltou a chover e o calor aliviou em relação ao da semana passada, mas o destaque é que vai esquentar mais uma vez. Ondas de calor ainda deve acontecer na Europa nas próximas semanas, pois na região o verão ainda está começando. Julho costuma ser um dos meses mais quentes do período.

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias