Oferecido por
Foto: Climatempo
Por: Alana Araújo e Fabiene Casamento
O Nordeste do Brasil nos últimos dias vem registrando bastante chuva, como nos municípios de Alagoas e de Pernambuco que em 48 horas, ou seja entre às 14h17 do dia 30 de junho e às 14h17 de 02 de julho, acumularam entre 150 e 205mm em seus municípios.
Gráfico do Volume de chuva no Brasil em 48 horas entre os dias 30 de junho e 02 de julho. Fonte: Cemaden
Mapa do volume de chuva entre os dias 26 de junho e 02 de julho de 2022. Fonte: Climatempo e dados do INMET.
Tendência para os próximos dias
Para os próximos dias, as precipitações devem aumentar pela Região Nordeste do país. Com destaque para a chuva bem volumosa e intensa no litoral Nordestino, entre o litoral do Ceará, sobre o Rio Grande do Norte, e o leste da Paraíba e de Pernambuco. Com valores que podem ficar na média entre 100 e 300mm, até quarta-feira(06).
Isso tudo se deve à um novo episódio de ondas de leste, que são instabilidades que têm origem no continente africano e se propagam em direção à América, na região tropical do globo, cruzando o oceano atlântico. Ela geralmente traz muita umidade do oceano e chuvas volumosas no norte e leste nordestino, durante as estações de outono e inverno e tem um período de 3 e 6 dias durante cada atuação. Mas, há casos que podem chegar aos 10 dias.
Atenção especial para o Rio Grande do Norte, que terá chuva frequente e com os maiores volumes previstos, com potencial para danos (como deslizamentos de terra e enchentes), principalmente neste domingo e na segunda-feira (04)
No norte do Maranhão e do Piauí também terão pancadas de chuva, de moderada a forte neste final de semana até o próximo sábado, 09 de julho.
De maneira geral, na Região Nordeste também há previsão de rajadas de vento entre os dias 02 e 06 de julho de 2022.
Acumulado de chuva entre os dias 02 de julho de 2022 à 06 de julho de 2022 .Fonte: Climatempo
Veja também: Primeiro fim de semana de julho com ar seco no Brasil
Conferência dos Oceanos termina com promessa de ações urgentes