Oferecido por
Uma mudança no padrão da circulação de ventos reforça as nuvens carregadas a partir desta quinta-feira (14) no estado do Rio Grande do Sul. O céu fica nublado, chove em vários momentos com risco de temporais em todo o centro-sul gaúcho.
Atenção para queda de granizo na Fronteira Oeste, região das Missões e pontos isolados do centro-sul gaúcho.
Nas áreas mais ao norte do estado e em Santa Catarina o sol até consegue aparecer, mas intercalando períodos de muita nebulosidade. Chove ao longo do dia, com fraca até moderada intensidade nestas regiões.
Foto: Joinville (SC) - Getty Images
Atenção para rajadas de vento em grande parte do interior da Região, com intensidade de 40 a 60 km/h. A ventania pode ocasionar transtornos às redes de distribuição elétrica, provocando a interrupção de energia e/ou ocasionar o desligamento da rede e falta de luz. As rajadas mais fortes, entretanto, devem acontecer na noite de quinta-feira (14) no litoral norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, com intensidade de até 65 km/h.
As instabilidades não avançam para o Paraná: o estado volta a ter baixa umidade relativa do ar nas áreas do sul e oeste com índices inferiores a 30% no período da tarde. O dia será marcado por sol, ventos moderados no sudoeste do estado e variação de nuvens, mas sem chuva.
Semana termina úmida e fria no Sul do país
A sexta-feira (15) ainda será marcada por tempo carregado em áreas do oeste e sul do Rio Grande do Sul. Já em Santa Catarina, o sol volta a aparecer e não chove. O estado do Paraná ainda continua sob influência do ar seco e não há previsão de chuva. Na noite de sexta, uma nova frente fria se forma perto da costa do Rio Grande do Sul, reforçando ainda mais as instabilidades e temporais, com risco de trovoadas e ventania. O ar polar também diminui as temperaturas, principalmente entre a noite do sábado (16) e madrugada do domingo (17).
O risco de chuva forte aumenta no interior do Paraná, oeste de Santa Catarina e em todo o estado gaúcho. Na região de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria o céu deverá ficar nublado com chuva frequente no decorrer do sábado. No domingo, as instabilidades diminuem, mas o ar polar ganha força.
O frio deve se intensificar a partir do domingo (17), quando as temperaturas ficam bem mais baixas. O amanhecer pode começar com geada na região de Uruguaiana e no sudoeste do Rio Grande do Sul. O dia ainda começa com garoa em alguns pontos do norte do Paraná, mas aos poucos o tempo volta a ficar firme. Não chove no estado gaúcho e em Santa Catarina e o frio persiste, mesmo com a presença do sol.
O frio se intensifica mais na madrugada da segunda-feira (18) e o risco de geada aumenta, atingindo não somente o Rio Grande do Sul, mas também o sul e serra de Santa Catarina.
Leia também:
Calor e umidade provocam chuva forte no Norte
O que mostram as primeiras imagens do telescópio James Webb
Cigarrinha do milho presente na maior parte das lavouras de MT