Oferecido por
O frio voltou a dar as caras no Sul do país. Nesta quarta-feira (13), com o avanço de uma massa de ar de origem polar, que também é seca, o tempo firme e com céu aberto predominou. Com isso, as geadas também voltaram a ocorrer em varias áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As temperaturas nas Serras, gaúcha e catarinense foram baixas na manhã de quarta-feira(13), mas devido à nebulosidade em partes destes regiões, a formação de geada não foi generalizada.
Temperaturas baixas
Confira as menores temperaturas mínimas desta quarta-feira, 13 de julho no Brasil, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pelo Centro de Informações e Recursos Ambientais (Ciram), do governo de Santa Catarina:
Rio Grande do Sul
São José dos Ausentes: -0,1°C
Santana do Livramento: 0,5°C
Lagoa Vermelha: 1,0°C
Vacaria e Quaraí : 1,2°C
Quaraí: 1,2°C
Santa Catarina
Bom Jardim da Serra: -2.4°C
Urupema - Parque de Exposição: -2.1°C
Urubici: -1.2°C
Curitibanos: -0,6°C
São Joaquim: -0,2°C
Paraná
General Carneiro: 0,9°C
Clevelândia: 5,6°C
Foz do Iguaçu: 5,6°C
Irati: 5,9°C
Goioerê e Marechal Cândido Rondon: 7,7°C
Ivaí: 8,2°C
Ainda seguimos na estação mais fria do ano, portanto as geadas em breve voltam. Entre quinta (14) e sábado (16), uma frente fria e uma área de baixa pressão atmosférica serão responsáveis por temporais na Região Sul, com trovoadas e muitos ventos. Mas o frio deve voltar?
Novo risco de geada
A próxima queda nas temperaturas com risco de geadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina já está prevista para o começo da próxima semana. Logo no domingo (17), as temperaturas começam a declinar, mas é na madrugada da segunda-feira (18) que os termômetros se aproximam dos 5°C no estado do Rio Grande do Sul. Vai esfriar também em Santa Catarina e não se poderia descartar alguma geada na madrugada do do dia 18 de julho também na serra catarinense. Mas o frio úmido vai predominar no decorrer da tarde e à noite com retorno da chuva.
O começo da segunda quinzena de julho, portanto, será marcado novamente por uma situação de frio, geada e chuva ocorrendo ao mesmo tempo em áreas do Sul do Brasil. Por enquanto, não se vê chance de neve. Conforme nos aproximamos do evento, novas atualizações serão lançadas.