Oferecido por
Foto: GettyImages
Uma frente fria associada a um ciclone extratropical passa pelo Brasil neste sábado e nossos vizinhos, como Argentina e Uruguai, também sentem seus efeitos.
No sábado (16), venta forte nas províncias de Buenos Aires, Entre Rios, Santa Fé, Corrientes e Misiones. A previsão é de rajadas de vento de até 70 km/h e chuva forte com temporais em todo o Uruguai e na região das Misiones, Argentina.
Em Buenos Aires, o tempo encoberto e o frio devem marcar o sábado, e a temperatura praticamente não muda ao longo do dia, com mínima de 9°C e máxima de 10°C. Por conta dos ventos fortes e da alta umidade, a sensação de frio é ainda maior. No domingo (17), o sol volta a aparecer na capital da Argentina, mas atenção: as temperaturas caem ainda mais e geadas podem ser observadas nos campos. Mesmo com sol, durante a tarde, a máxima não deve passar dos 14°C.
Imagem 1: Temperatura mínima na Argentina neste domingo (16)
Durante este final de semana, neve e chuva congelada voltam a atingir os Andes. Tanto na parte Argentina quanto na chilena, desde Mendoza até Santiago e ao sul do Chile, há previsão de tempo severo, com neve e muitos ventos, com rajadas de até 90 km/h. Os modelos meteorológicos indicam acúmulo de neve de até 10 cm nas áreas andinas dos centro dos dois países. Vale lembrar que, há uma semana, uma nevasca bloqueou a rodovia que liga a Argentina com o Chile, na região de Los Andes, Chile.
Falando no Chile, a previsão para o final de semana é de tempo instável em todo o país, com precipitações invernais e chuva, a neve há de cair em toda a área andina. Em Santiago não neva, a previsão é de aberturas de sol durante a tarde de sábado e tempo nublado no domingo. As temperaturas ficam baixas nos dois dias, variando de 0°C a 8°C. Para os mais aventureiros, previsão de frio extremo e neve e temperatura entre -10°C e 0°C em Cajon del Maipo.
Leia também:
Vai dar praia? Fim de semana de sol e tempo firme no RJ